Aquarelas sobre Alcântara (MA) estão em exposição no Centro de Cultura Popular

publicado em 18 de outubro de 2006, às 16h28

 

Vai até 30 de novembro a mostra "Alcântara - Álbum de Desenhos" da ilustradora Dedê Paiva, onde estão os principais atrativos da cidade histórica de Alcântara, no Maranhão. A exposição está aberta desde o dia 06 de outubro, na galeria Zelinda Lima do Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho (Rua do Giz, 221 Praia Grande). Os desenhos que compõem a exposição foram feitos originalmente para o mapa ilustrado da cidade, que será lançado pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).  Inspirada nas aquarelas, também será apresentada uma série de produtos em papel reciclado artesanal, produzida pela Oficina de Comunicação e Arte (OCA), no Sítio Praia do Barco, com a participação de jovens da comunidade local.

Este é o segundo trabalho feito pela artista, dedicado ao patrimônio ambiental e cultural de Alcântara. O primeiro, lançado em maio deste ano, retratou os principais poços e fontes da cidade e resultou em um roteiro eco-cultural e uma série de postais, que estão contribuindo para a valorização da imagem destes monumentos junto a população e aos turistas, por meio do Projeto Fonte Viva. Apaixonada pelas paisagens e pela luz de Alcântara, Dedê Paiva também produziu uma série de desenhos sobre a Ilha do Livramento que vem sendo trabalhada pela OCA em associação com o papel reciclado artesanal, produzido a partir de fibras e corantes naturais da região. O resultado é uma linha de produtos artesanais que se destaca pela originalidade, qualidade e beleza.

Para produzir a nova série de desenhos para o mapa de Alcântara, a artista se inspirou nas cores e no silêncio da cidade que, segundo o poeta José Chagas, "se calou para fazer-se ouvir mais".  Trechos do livro de Chagas, "Alcântara, a negociação azul ou a castração dos anjos", foram selecionados para compor as ilustrações da mostra e realçar a poesia que emana de suas ruínas. Como registrou o poeta, "para lá toda viagem é de volta e regressamos outros como se lavado por águas passadas".  Para Dedê, as palavras do poeta lhe ajudaram a descobrir uma cidade pequena para quem a vê de fora, mas imensa para quem a tem por dentro, "porque suas fronteiras estão além do espaço e do tempo"

"Alcântara - Álbum de desenhos" conta com o apoio institucional do Iphan e da Secretaria de Estado da Cultura. O Sebrae-MA e a Companhia Maranhense de Refrigerantes também estão contribuindo para a realização da mostra por meio da aquisição de uma cota dos produtos confeccionados pela OCA (cartões, envelopes, agendas e álbuns que foram produzidos a partir de papel reciclado industrial e artesanal) e que também estarão à venda durante a exposição, visando estimular a reciclagem de papel e sustentabilidade da própria oficina.

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin