Centro Nacional de Folclore lança o Tesauro Multimídia da Cultura Popular Brasileira

publicado em 17 de outubro de 2006, às 12h29

 

O Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP) lança no próximo dia 30 de outubro a nova versão do Tesauro de Folclore e Cultura Popular Brasileira, no âmbito do projeto Preservando Tradições: Tesauro Multimídia da Cultura Popular Brasileira, que tem por objetivo o estímulo à pesquisa, documentação e divulgação de acervo sonoro, visual e textual sobre a cultura popular do país.

Patrocinado pelo Programa Caixa de Adoção de Entidades Culturais da Caixa Econômica Federal, o projeto realizou a digitalização de diapositivos, vídeos, registros sonoros (Documentário Sonoro do Folclore Brasileiro), além da Revista Brasileira de Folclore. Esse material está disponível para consultas locais nos bancos de dados do CNFCP. Ainda como produto do projeto, destaca-se a conclusão da segunda versão do Tesauro de Folclore e Cultura Popular Brasileira, em formato multimídia.

A versão contempla novas categorias - literatura oral, medicamento, construção artesanal, sistema de crenças, lugar e tempo -, além de ampliar as já existentes, como atividade ritual e atividade produtiva, em que foram inseridas as subcategorias atividade musical, atividade narrativa, prática religiosa e farmacopéia popular. Em 2004 o Centro Nacional de Folclore lançou o Tesauro, com recursos da Unesco. Instrumento dinâmico, essa fase de seu desenvolvimento constituiu-se de uma primeira versão, que contou com 2.092 termos organizados nas categorias temáticas: alimento, artefato, associação, atividade produtiva, atividade ritual, indivíduo e matéria-prima.

Além da ampliação do conteúdo, o Tesauro apresenta uma inovação: alguns termos/conceitos apresentam links que permitem ao interessado acessar documentos do acervo institucional, sejam fotografias, vídeos, sons ou textos relacionados aos temas pesquisados.

O que é um tesauro?
Para quem não está familiarizado com o termo, ele vem do latim thesaurus, que significa tesouro e foi empregado pela primeira vez, em 1832, pelo estudioso inglês Peter Mark Roget, que publicou o English Thesaurus of Words and Phrases, reunindo palavras, pela ordem alfabética, de acordo com as "idéias que exprimiam, pelo seu significado". Explicando melhor, um tesauro reúne palavras escolhidas, destinadas à indexação e recuperação de documentos e dados num determinado campo de saber. Não é dicionário, nem vocabulário controlado. Trata-se de um instrumento que garante aos documentalistas e pesquisadores a padronização da linguagem documentária.

Um tesauro distingue-se de um simples vocabulário controlado por duas características. A primeira é que as palavras nele listadas não descrevem, mas antes significam: cada palavra é um conceito. Sendo assim, essas palavras que designam conceitos não são mais simples palavras, tornando-se "termos", ou ainda "descritores". A segunda característica é que todos os termos estão relacionados entre si; nenhum termo pode figurar no tesauro sem estar relacionado a algum outro, sendo essa relação determinada por seu significado.

Assim, além de seu efeito organizador, ele tem também um efeito didático, não apenas ao utilizar conceitos específicos da área do conhecimento que contempla, como ao relacionar termos que têm entre si conexões pouco evidentes para o leigo. Essas qualidades conferem a todo tesauro uma multiplicidade de usos, desde estabelecer categorias para bibliotecários e pesquisadores, ajudando-os na indexação de livros, relatórios, revistas, artigos, papers, etc., até ajudar a fazer índices de livros.

Serviço:
Tesauro de Folclore e Cultura Popular Brasileira
Lançamento:
30 de outubro de 2006
Horário: às 10h
Salão de Leitura da Biblioteca Amadeu Amaral
Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular
Rua do Catete, 179 – Catete - Rio de Janeiro - RJ

Mais Informações:
Setor de Difusão Cultural (21) 2285-0441
difusao.folclore@iphan.gov.br

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin