Presidente do Iphan discute a construção da memória nacional no Fórum Cultural Mundial

publicado em 28 de novembro de 2006, às 13h19

 

“O patrimônio cultural, em todas as suas manifestações, as cidades e os monumentos históricos passaram a ocupar lugar de destaque na vida cotidiana e na economia da sociedade moderna”, segundo Luiz Fernando de Almeida, presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Ele vai apresentar mesa-redonda com o tema “Patrimônio e Memória”, nesta quarta-feira, 29 de novembro, no Fórum Cultural Mundial 2006, no Rio de Janeiro. Comporão a mesa o escritor e músico, Jorge Mautner, e a antropóloga e professora da Universidade Federal Fluminense – UFF, Lygia Segalla.

Luiz Fernando de Almeida, que é arquiteto e também coordena o Programa Monumenta do Ministério da Cultura, se propõe a debater a participação do Estado no movimento de valorização da cultura brasileira, por meio das políticas de preservação. Ele deverá tratar ainda da construção da chamada memória nacional, em que se emprenhou o Iphan ao longo de seus 70 anos.

A mesa-redonda do presidente do Iphan faz parte dos Eventos Associados do Fórum Cultural Mundial 2006, onde se realiza uma série de encontros entre autoridades e representantes de redes e fundações culturais. Luiz Fernando de Almeida deverá situar o papel do Instituto diante de um dos desafios apontados no Fórum, de proteção da diversidade cultural.

Para Luiz Fernando, “A discussão contemporânea sobre o tema aponta novos horizontes de abordagem e abrange um painel rico e diversificado de manifestações culturais – línguas, festas, rituais, danças, lendas, mitos, músicas, saberes, técnicas e fazeres – além de questões como patrimônio genético, transgênicos, memória étnica, tradição, herança cultural e políticas públicas”.

O Iphan e o Programa Monumenta estão representados no estande do Ministério da Cultura, no Centro Cultural da Ação da Cidadania, que fica na Av. Barão de Tefé, 75, Saúde (RJ). Lá se pode assistir a vídeos de manifestações culturais de representantes do patrimônio cultural imaterial do Brasil, como o Samba de Roda no Recôncavo Baiano, e também conhecer mais sobre o patrimônio brasileiro protegido.

Serviço:
Palestra Patrimônio e Memória
Data:
29 de novembro de 2006
Horário: 13h às 14h30
Local: Auditório do Centro Cultural do Banco do Brasil – CCBB - Rua Primeiro de Março, 66, Centro - Cidade: Rio de Janeiro – RJ

Assessoria de Comunicação:
Programa Monumenta
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)
Tels: (61) 33268907/ 33263911 / 33266864 / 33268014
e-mail: fernanda.pereira@iphan.gov.br
rosangela.nuto@iphan.gov.br
rosa.pitsch@iphan.gov.br
helenabrandi@iphan.gov.br

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin