Monumenta patrocina atividades artísticas e curso de artífices em Olinda

publicado em 23 de novembro de 2006, às 13h28

 

Além de restaurar e preservar o patrimônio histórico brasileiro, o Programa Monumenta do Ministério da Cultura também apóia e patrocina a realização de diversas atividades voltadas para à área cultural e de capacitação de mão-de-obra e inclusão social. Em Olinda (PE) duas dessas atividades estão na agenda esta semana.  O superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Pernambuco (Iphan-PE), Frederico Almeida vai representar a presidência do Instituto e o coordenador nacional do Programa Monumenta nos dois eventos. 

Arte em Toda Parte
Às 20h de quinta-feira, 23, o Instituto Mobiliza e a Prefeitura Municipal de Olinda apresentam a 6ª edição do Olinda Arte em Toda Parte que, neste ano, homenageia o artista Bajado – Euclides Francisco Amâncio, com a abertura da Exposição Panorâmica no Mercado Eufrásio Barbosa e da Exposição Temática da 6ª Edição da oficina Arte por Toda a Parte. Durante toda a semana, diversas exposições fazem parte da programação que mantém diversos ateliês abertos ao público.

A primeira edição do projeto foi considerada um marco no renascimento do movimento cultural de Olinda. Durante os dias de sua realização cidade permanece repleta de pessoas dispostas a (re)conhecer a riqueza histórica e artístico-cultural ali existente, elevando a auto-estima da cidade e de seus cidadãos. O projeto acreditou nas individualidades e, apostando na coletividade, proporcionou uma valorização há muito esquecida diante da atual conjuntura do país e da própria situação municipal. Assim, a realização da 6ª edição deste projeto contribuirá para o processo de revitalização econômica da cidade, que vem sendo desenvolvido pelo setor privado, notadamente nos setores de gastronomia e hotelaria, e pela Prefeitura Municipal de Olinda. Para este projeto o Monumenta destinou R$ 157.925,00.

Instituto Mobiliza
Criado em 10 de setembro de 2001, o Instituto Mobiliza – Educação, Cultura e Cidadania é uma instituição civil, de caráter privado, sem fins lucrativos. Tem como missão realizar, implementar, mobilizar, difundir e divulgar, apoiar e incentivar ações nos campos educacional, cultural e comunitário. O Instituto reúne um grupo de profissionais qualificados, com grande experiência e trabalhos desenvolvidos nas áreas de educação, cultura, tecnologia da comunicação e cidadania, além de trabalhos significativos na área do ensino à distância, com diferentes mídias, em empresas públicas e privadas, e coordenação de projetos em nível nacional e internacional. Os profissionais do Mobiliza também acumulam experiência na criação, planejamento, acompanhamento e avaliação de produtos e suportes educativos e culturais, na capacitação de recursos humanos, na operacionalização e uso de sistemas que integram educação, cultura e tecnologia, supervisão e avaliação de práticas educativas com convergência de mídias.

Núcleo de Restauro
Às 11h de sexta-feira, dia 24, a AERPA – Agência de Estudos e Restauro do Patrimônio 1ança na Escola Núcleo de Formação de Artífices Restauradores de Olinda. É o primeiro curso de formação técnica, nos ofícios de cantaria, metais, alvenaria, marcenaria/carpintaria e entalhe, pintura de revestimentos de paredes estuque e desinfestação de pragas. O curso é dirigido a alunos que devem ter concluído a última série do ensino médio. São 30 artífices, 15 rapazes e 15 moças, entre 17 e 26 anos de idade. A seleção foi realizada nas escolas públicas municipais de Iguarassu e em Olinda, nas imediações da Favela do Rato. Para este projeto, o Monumenta destinou R$ 480.876,95.

AERPA
A Agência de Estudos e Restauro do Patrimônio é uma organização civil, sem fins lucrativos, fundada em 2001, por artistas, educadores, cientistas e profissionais liberais, voltada para o estudo e desenvolvimento de projetos visando a conservação e o restauro do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico, Cultural, Científico, Educacional, Material e Imaterial, em todo território nacional. Conheça o site.

Mais informações:
Assessoria de Comunicação
Programa Monumenta
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)
Tels: (61) 33268907/ 33263911 / 33266864 

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin