Recife dá início às obras da Igreja de Nossa Senhora da Conceição dos Militares

publicado em 22 de novembro de 2006, às 13h32

 

A arquidiocese de Olinda e Recife realiza nesta quinta-feira, 23, um evento que marca o início das obras de restauro dos bens móveis integrados da Igreja de Nossa Senhora da Conceição dos Militares, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1938. Na cerimônia, o superintendente do Iphan, em Pernambuco, Frederico Almeida, representará a presidência do Instituto. O projeto de restauração, encaminhado pela Fundação de Apoio ao Ensino da Universidade Federal de Pernambuco (FADE), no valor de R$ 1,1 milhão, tem o patrocínio do BNDES. Os trabalhos vão abranger o restauro da nave e da capela-mor, com a recuperação artística do forro entalhado, do altar e dos balcões e painéis pintados. Depois de restaurada, a igreja voltará a ser uma das principais atrações turísticas da capital pernambucana.

A sua construção se deu em 1723 e uma de suas atrações é o forro em talha rococó de excepcional qualidade. A igreja foi criada por uma irmandade de militares e apresenta em sua entrada uma rara e significativa pintura sobre a Primeira Batalha dos Guararapes, ocorrida na Restauração Pernambucana do domínio holandês, quando muitas vitórias foram associadas à proteção mariana aos militares. Sua preciosa talha sofreu várias camadas de pintura que ao longo dos séculos alteraram sua característica original e que serão removidas na restauração.

A igreja fica na Rua Nova, no Bairro de Santo Antônio, área central de comércio popular, onde predomina casario com sobrados de dois a quatro pavimentos dos séculos XVII, XVIII e XIX. É uma rua exclusiva para pedestres, toda calçada, de fácil acesso pela ponte da Boa Vista ou Rua do Sol. Em 2004 a prefeitura realizou serviços de recuperação da rua e pavimentação decorativa.

Recife possui um expressivo conjunto arquitetônico tombado pelo Iphan e seu centro histórico vem sendo revitalizado nos últimos cinco anos, com inúmeras ações de restauração do patrimônio e melhoramentos urbanos, que atraíram de volta trabalhadores e visitantes para a área e restituíram sua vida noturna. O centro tornou-se novamente o ponto alto do carnaval recifense, um dos maiores do país. Entre os agentes da revitalização do centro estão o Programa Monumenta, do Ministério da Cultura, e a Prefeitura e Porto Digital do Governo do Estado. O BNDES contribuiu para esta revitalização com o patrocínio da restauração dos bens móveis integrados da Igreja da Madre de Deus, ainda em curso.

O BNDES será representado no evento pelo chefe do Departamento do Nordeste (Denor), Francisco José Couceiro de Oliveira. O bispo Dom Cardoso Sobrinho, da arquidiocese de Olinda e Recife, e o professor Suêldo Vita da Silveira, secretário-executivo da FADE, também participarão da cerimônia.

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin