Iphan promove evento de capacitação e integração de 222 novos servidores
publicado em 06 de novembro de 2006, às 14h23
O Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan) passa por um momento de renovação. Empossou 222 (duzentos e vinte e dois) novos servidores aprovados no primeiro concurso público da Instituição, após 20 anos sem contratação para o seu quadro funcional. São 53 técnicos em arquitetura e urbanismo; 30 em planejamento e administração; 25 em história, 24 em arqueologia; 23 em museologia; 22 em ciências sociais; 12 em arquivologia; 12 em biblioteconomia; 11 em engenharia civil; seis em educação e quatro em história da arte.
Com o objetivo de preparar essa sua nova imagem, o Iphan está investindo em seu próprio patrimônio: realizou um concurso nacional e escolheu um projeto de arquitetura para a construção de uma sede própria em Brasília; está comprando imóveis para abrigar as superintendências regionais e transformando as mesmas em Casas do Patrimônio, abertas ao público; e está modernizando sua rede de informação com a compra de novos computadores.
Além do investimento em seu patrimônio, o Iphan também tem buscado a capacitação de seus servidores. Por isso, especialmente para ambientar os 222 novos servidores, será realizado o Seminário Iphan em Perspectiva. O evento irá reunir em Brasília os novos servidores de todo o Brasil, de amanhã, terça-feira, dia 7, a sexta-feira, dia 10 de novembro, no Hotel St. Peter (Setor Hoteleiro Sul).
O objetivo do evento é introduzir os novos servidores no universo da reflexão da política de proteção, preservação e promoção do patrimônio, os desafios e perspectivas do Iphan; além de propiciar sua integração ao corpo de dirigentes e técnicos do Instituto. A agenda do encontro prevê palestras, uma visita guiada a Brasília, e a sua participação na cerimônia de entrega do Prêmio Rodrigo de Melo Franco de Andrade no dia 07 de novembro, na Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional Cláudio Santoro, com a apresentação do quinteto Violado e de Elba Ramalho.
O Seminário Iphan em Perspectiva contará com representantes da ONU (Francisco Gaetani, coordenador do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento Nacional de Desenvolvimento das PNUD / Brasil); da UNESCO (Cecília Londres, conselheira do Iphan); do Ministério da Cultura (Alfredo Manevy, Secretário de Políticas Culturais) e do Programa Monumenta (Marco Antônio Galvão, Coordenador Técnico). Os novos servidores ainda terão a oportunidade de se reunir em uma conversa com o presidente do Instituto, Luiz Fernando de Almeida. O Seminário também terá espaço para que todos os Departamentos, Superintendências e Unidades Descentralizadas possam se apresentar ao novo corpo de funcionários.
Mais informações sobre evento podem ser obtidas pelo e-mail seminario@iphan.gov.br
Assessoria de Comunicação:
Programa Monumenta
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)
Tels: (61) 33268907/ 33263911 / 33266864 / 33268014
e-mail: fernanda.pereira@iphan.gov.br
rosangela.nuto@iphan.gov.br
rosa.pitsch@iphan.gov.br
helenabrandi@iphan.gov.br