Livro Arquitetura e Movimento Moderno tem lançamento no Museu Nacional de Belas Artes – RJ

publicado em 03 de novembro de 2006, às 14h44

 

Dando seqüência aos eventos paralelos da mostra Salão de 31: diferenças em processo, no dia 9 de novembro, quinta-feira, às 11h, será lançado no Museu Nacional de Belas Artes - MNBA o livro Arquitetura e Movimento Moderno.

A publicação, organizada pela arquiteta Cêça Guimarães, conta com artigos de: Marcos Konder Netto; Jayme Zettel; Glauco Campello; Roberto Segre; Milton Vitis Feferman; Flavio Ferreira; Sérgio Magalhães; Luiz Carlos Neves; Pablo César Benetti; Rosa Maria Costa Ribeiro; José Barki; Mauro Neves Nogueira; Elizabete Rodrigues de Campos Martins; Gustavo Rocha-Peixoto; José Pessoa; Paulo Eduardo Vidal Leite Ribeiro; Roberto Conduru; Carlos Kessel; Ana Carmen Jara Casco e Clarissa Moreira.

No mesmo dia, o Cine-teatro Belas Artes vai sediar uma mesa-redonda sobre conservação e documentação do movimento moderno no Rio de Janeiro. Veja a programação do evento.
Entrada franca.

Salão de 31
Para marcar a passagem dos 75 anos do Salão de 31 - instante de confrontação das produções artística, arquitetônica, literária e ideológica dos então antigos em relação aos modernos e um dos marcos da história da arte no país - o MNBA apresenta a exposição Salão de 31: diferenças em processo. Considerada um marco divisor no campo artístico e arquitetônico do país, a década de 1930 trouxe o modernismo e no seu rastro um dos eventos mais   importantes daquele período ocorreu dentro da Escola Nacional de Belas Artes.

O prédio, que hoje abriga o MNBA, sediou uma exposição tida como revolucionária para a época, com a participação de artistas como Guignard, Anita Malfatti, Cícero Dias, Di Cavalcanti, Flavio de Carvalho, John Graz, Tarsila do Amaral, entre outros. Na mostra, estão expostos obras e documentos pertencentes às coleções da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - FAU / UFRJ e do MNBA. O acervo compreende estudos, desenhos, pinturas e projetos arquitetônicos de expoentes como Guignard, Portinari, Di Cavalcanti, Tarsila do Amaral, Goeldi, Carlos Oswald, Cícero Dias, Affonso Reidy, Le Corbusier, entre outros. De 12 de setembro a 26 de novembro.

MNBA: Avenida Rio Branco, 199 - Cinelândia - RJ

Mais Informações:
Assessoria de imprensa do MNBA
Nelson Junior (21) 2240-0068 ramal 18.

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin