Centro Nacional de Cultura Popular realiza 11ª Mostra Internacional do Filme Etnográfico

publicado em 03 de novembro de 2006, às 14h48

 

A 11ª Mostra Internacional do Filme Etnográfico será realizada entre 7 e 15 de novembro de 2006, sediada na Galeria Mestre Vitalino e no Auditório do Museu de Folclore Edison Carneiro, do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP). É um festival de cinema que se articula especialmente com as discussões em torno da Antropologia Visual, valorizando de maneira especial a documentação audiovisual do patrimônio imaterial tanto do Brasil como de outras partes do mundo. A Mostra de Filme Etnográfico é resultado de uma parceria entre a Interior Produções, idealizadora e produtora do evento, e o CNFCP, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) / Ministério da Cultura, entre outras instituições.

Nos 10 anos do festival, mais de 900 títulos foram exibidos - diversos estilos, propostas e temáticas com o compromisso comum de olhar de perto, explorar diferenças e levar à reflexão sobre as muitas imagens do Brasil e de outros países. A diversidade das culturas, sua especificidade num mundo globalizado, o fazer popular, as práticas, tradições e o cotidiano das relações sociais constituem o centro da programação, idealizada pela antropóloga Patrícia Monte-Mór, curadora e produtora do evento, e pelo psicanalista, fotógrafo e cineasta José Inácio Parente.

Além dos debates que ocorrem após a exibição dos filmes, com a participação de especialistas em cinema e ciências sociais, o festival conta sempre com o Fórum de Cinema e Antropologia, que objetiva a formação de novos produtores audiovisuais, apresentando as possibilidades da linguagem cinematográfica para o registro das diversas realidades sociais.

A Mostra não é um festival competitivo, no entanto diversos prêmios são atribuídos por várias instituições ligadas à cultura, ao cinema e à televisão. Entre esses, está o Prêmio Manuel Diégues Jr., do CNFCP. Criado em 1997, tem como objetivo incentivar a produção videofilmográfica recente acerca do campo de folclore e cultura popular brasileiros. São conferidas premiações em três categorias: importância do tema para a área; desenvolvimento da pesquisa/roteiro; concepção e realização.

A Interior Produções vai divulgar nos próximos dias a programação completa da Mostra, que acontece em vários locais da cidade. Confira no site: www.mostraetnografica.com.br

A entrada é franca.

Programação geral
Projeção de filmes e vídeos

Programação recente de filmes e vídeos Brasil
Inscrição prévia e seleção

Programação recente de filmes e vídeos Internacional
Inscrição prévia e seleção

Programa homenagem

Programas especiais

Programa de intercâmbio com festivais internacionais

Fórum de Cinema e Antropologia
Seminários, debates e workshops

Sessões ao ar livre
Projeções ao ar livre nos jardins do Museu da República com caminhão do SESC

Projeto Educativo
Sessões especiais com monitores para escolas públicas e escolas técnicas

Cabines de Visionamento
Visionamento de filmes da Mostra para pequenos grupos, sob demanda.

Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular
Rua do Catete, 179 - Catete (estação Catete do metrô)
Rio de Janeiro - RJ 22.220-000
Telefone: 2285-0441, ramais 204, 205 e 206
E-mail: difusao.folclore@iphan.gov.br
Site: museudofolclore.com.br / www.cnfcp.com.br

Interior Produções
Rua Major Rubens Vaz, 298 – Gávea
Rio de Janeiro - RJ 22.470-070
Telefone: 2239-4691
E-mails: info@mostraetnografica.com.br e pro.interior@terra.com.br
Site: www.mostraetnografica.com.br

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin