Parque Nacional Serra da Capivara abre novo circuito de visitação turística

publicado em 29 de dezembro de 2006, às 15h14

 

O Parque Nacional Serra Capivara conta com um novo circuito turístico - Acessível a Todos, aberto ao público desde dezembro de 2006. O circuito compreende os sítios arqueológicos adaptados para visitação turística com acessos aos portadores de necessidades especiais. As obras de acessibilidade foram realizadas com recursos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e executadas pela Fundação Nacional do Homem Americano – FUNDHAM.

“É mais um projeto realizado conjuntamente pelo Iphan e o FUMDHAM, que são parceiros sempre. Com esse projeto acreditamos que a visitação ficará mais diversificada e possibilitará o acesso de pessoas que têm dificuldades locomotoras. Além disso, também estamos inaugurando a nova sinalização dos sítios que faz parte da educação patrimonial, que pretendemos ampliá-la através de novas parcerias”, destaca Cyro Correa Lira, assessor da presidência do Iphan.

No total, foram 16 sítios arqueológicos submetidos a dois tipos de intervenções: as interpretativas e as de conservação. As intervenções interpretativas incluem a adaptação dos acessos aos portadores de necessidades especiais, com rampas, passarelas, corrimãos, áreas de descanso, pátios para manobras, estacionamento de veículos e sinalização indicativa e interpretativa dos principais circuitos do Parque.
Já as intervenções de conservação consistem em serviços de limpeza das pinturas rupestres e de drenagem superficial dos sítios, de forma a impedir a ação das enxurradas sobre o solo arqueológico e as inscrições.

Na oportunidade, a presidente da FUMDHAM, Niède Guidon informou que foi criado um roteiro de visitação organizado em circuitos, diminuindo as distâncias, facilitando o deslocamento das pessoas portadoras de necessidades especiais e permitindo uma melhor interpretação do contexto cultural da região.

Foram criados três circuitos: Baixão da Pedra Furada, Jurubeba e Baixão do Perna, que deverão ser percorridos em dois dias. Esses circuitos incluem os sítios Toca da Roça do Sítio do Brás I e II, Toca da Ema, Toca da Casa do Alexandre, Toca do Sítio do Meio, Toca da Fumaça I e III e Toca do Fundo do Baixão da Pedra Furada. E também os sítios arqueológicos Toca do Carlindo, Toca do Mangueiro, Toca do Cajueiro, Toca do Perna I, II e IV – e ainda os sítios internacionalmente conhecidos – Toca do Arame do Sanção, Toca do Boqueirão da Pedra Furada e Baixão das Andorinhas – onde existe o mais amplo complexo infra-estrutural do Parque Nacional.

Para a enfermeira Gorete Aguiar, turista cearense que estava visitando o Parque no dia da abertura do circuito, o projeto é uma ação inovadora. “Já tive a oportunidade de conhecer outros Parques Nacionais, mas não lembro de nenhum outro que tenha essa facilidade nos acessos. Já ouvia falar sobre sua beleza, mas é completamente diferente a pessoa chegar aqui e ver. É fascinante”, ressalta. 

Sobre o Parque
O Parque Nacional Serra da Capivara está localizado no sudeste do Estado do Piauí, ocupando áreas dos municípios de São Raimundo Nonato, João Costa, Brejo do Piauí e Coronel José Dias. A superfície do Parque l é de 129.140 ha e seu perímetro é de 214 Km. A cidade mais próxima do Parque Nacional é Coronel José Dias, sendo a cidade de São Raimundo Nonato o maior centro urbano. A distância que o separa da capital do Estado, Teresina, é de 530 Km. A criação do Parque Nacional Serra Capivara teve múltiplas motivações ligadas à preservação de um meio ambiente específico e de um dos mais importantes patrimônios culturais pré-históricos.

Mais informações:
Assessoria de Comunicação
Programa Monumenta
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)
Tels: (61) 33268907 / 33268014

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin