Mundo do trabalho desvenda a singularidade do bairro do Catete, Rio

publicado em 15 de dezembro de 2006, às 15h44

 

O Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) inaugura na terça-feira, dia 19, às 18h, a exposição Vocações do Catete: trabalho, tradição e território. A exposição, que se apresenta na Galeria Mestre Vitalino do Museu de Folclore Edison Carneiro tem o objetivo principal de dar visibilidade a um conjunto de saberes e fazeres constitutivos de ofícios que aí se desenvolveram ao longo dos dois últimos séculos, tornando-se referências tradicionais do lugar.  A mostra ficará em cartaz até 14 de janeiro de 2007.

A mostra é resultado do projeto Ofícios tradicionais no bairro do Catete do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular, desenvolvido no âmbito do Programa Monumenta do Ministério da Cultura. O projeto se destina a contribuir para a constituição de uma memória do trabalho que valorize práticas e expressões da cultura popular urbana, historicamente desenvolvidas na cidade do Rio de Janeiro. O seu custo total foi de R$ 295.444,00, 45% dos quais foi desembolsado pelo Monumenta.

Os personagens principais da mostra são indivíduos cujas experiências profissionais permitem vislumbrar não só conhecimentos e tecnologias tradicionais associadas ao mundo do trabalho, mas também aspectos diversificados dos estilos de vida que têm convivido no Catete, fazendo dele um território singular no Rio de Janeiro. Ferreiros, empalhadores, donos de bar, cabeleireiros, açougueiros, sapateiros, tintureiros, tripeiros, alfaiates, relojoeiros, vendedores de rua, entre outros, narram a seu modo histórias de vida e histórias do bairro, confundindo-as, ou melhor, entrecruzando-as muitas vezes. A exposição reunirá fotografias e textos representativos dos ofícios tradicionais exercidos no bairro.

Objetivos
O projeto no Bairro do Catete procura atender a um dos objetivos fundamentais do Programa Monumenta: a valorização do patrimônio cultural brasileiro, de natureza material ou imaterial. É uma estratégia de sensibilização da comunidade local para a importância de conhecimentos e modos de fazer tradicionais que, misturados a bens reconhecidos como patrimônio do bairro, da cidade e do país, em especial os nobres imóveis tombados pelo Iphan, configuram aquilo que se convencionou chamar de imaterial ou intangível, no âmbito das políticas públicas de patrimônio.

A exposição é apenas uma parte do projeto, que também tem realizado ações educativas dirigidas a estudantes da rede escolar do Catete e adjacências, envolvendo-os em experiências de pesquisa, documentação e montagem de exposições sobre o tema amplo do trabalho no bairro. Essas atividades estão integradas ao projeto Olhando em Volta, com o qual, desde 1993, o Centro de Folclore leva até escolas equipamentos e materiais, bases, acervos, textos, fotografias e painéis. Esse material é adaptado para a produção de exposições temporárias, aproximando os alunos dos bastidores e das rotinas de um museu, e estimulando-os à realização de pesquisas e à produção de conhecimento sobre temas determinados: arte e festa, além de trabalho.

Serviço:
Exposição Vocações do Catete: trabalho, tradição e território
Data:
19 de dezembro de 2006
Horário: de terça a sexta-feira, das 10h às 18h
               sábados, domingos e feriados, das 15h às 18h
Local: Galeria Mestre Vitalino do Museu de Folclore Edison Carneiro

Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular
Rua do Catete, 179 - Catete (estação Catete do metrô)
Rio de Janeiro - RJ  22.220-000

Informações:
Setor de Difusão Cultural
Telefone: 2285-0441, ramais 204, 205 e 206
E-mail: difusao.folclore@iphan.gov.br

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin