Projeto Oficina Escola de Manguinhos

publicado em 12 de dezembro de 2006, às 16h08

 

Com recursos do Programa Monumenta do Ministério da Cultura, dia 13 de dezembro, às 14h, na Fundação Oswaldo Cruz, na tenda da ciência, Avenida Brasil, 4365, será realizada a primeira aula inaugural da Oficina Escola de Manguinhos. O projeto foi selecionado pelo Programa Monumenta via edital público lançado no ano passado. O custo total do projeto foi R$ 573.865,79. O Programa Monumenta financiou R$ 277.940,15.

O projeto Oficina Escola de Manguinhos foi uma iniciativa do Departamento de Patrimônio Histórico da Fiocruz que desenvolveu proposta com o objetivo de contribuir para salvaguardar, revalorizar e preservar as técnicas tradicionais da construção civil para profissionais da área de conservação e restauração do patrimônio cultural.

O projeto busca repassar ofícios artesanais e artísticos ligados a conservação do patrimônio visando à transmissão destes conhecimentos na preservação do patrimônio histórico brasileiro. O curso busca atender jovens de baixa renda, em idade de 16 a 22 anos, residentes na área circundante ao Campus da Fiocruz. O total de vagas para esta primeira etapa do projeto é de 48 jovens.  O volume de inscrição, 320 no total, superou a expectativa dos técnicos responsáveis pelo curso.

Programa Monumenta
O Monumenta é um programa estratégico do Ministério da Cultura com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID e apoio técnico da UNESCO. Seu conceito é inovador e procura conjugar recuperação e preservação do patrimônio com desenvolvimento social. Seus objetivos são preservar o patrimônio histórico e artístico urbano, aumentar a consciência da população sobre a importância do patrimônio e estimular a utilização econômica, cultural e social das áreas recuperadas no âmbito do projeto.

Atualmente, 26 cidades participam do Programa. Todas escolhidas de acordo com a representatividade histórica e artística e a urgência das obras de recuperação.  Fazem parte das obras de restauração centenas de monumentos históricos, como museus, igrejas, fortificações, casa de câmara e cadeia, palacetes, estátuas, conventos, fortes, edificações privadas em áreas tombadas, além de praças e logradouros. Nessas cidades são apoiadas, também, ações de capacitação e educação patrimonial, promoção de atividades econômicas e fortalecimento institucional. 

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin