Monumenta restaura estação ferroviária em Congonhas (MG)

publicado em 08 de dezembro de 2006, às 16h17

 

Com recursos do Programa Monumenta do Ministério da Cultura e da Prefeitura de Congonhas (MG), serão entregues no dia 10 de dezembro, às 19h, as obras de restauração da antiga estação ferroviária. Estarão presentes à cerimônia, que será realizada no local, o prefeito Anderson Costa Cabido e o superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan de Minas Gerais, Leonardo Barreto de Oliveira, representando o presidente do Iphan e coordenador nacional do Monumenta, Luiz Fernando de Almeida.  A entrega da estação faz parte das festividades de comemoração do aniversário de Congonhas, que é comemorado no dia 17 de dezembro.

A estação foi restaurada e adequada para um novo uso. A nova proposta vai atender o turista com receptivo, sala para multimeios, lanchonete e cafeteria.  Com o aluguel dos novos espaços criados, a antiga estação consegue arrecadar recursos que serão revestidos para o fundo de preservação municipal, garantindo a sustentabilidade do projeto. A estação foi tombada pelo município em 1996 e em 1941 foi inserida no núcleo histórico tombado pelo Iphan. O valor total do investimento foi de R$ 428.288,36.

A área do entorno recebeu tratamento paisagístico propiciando espaço de lazer para comunidade e visitantes. Está previsto também no projeto a transferência de um exemplar de vagão que será assentado na área externa e pode ser adequado como minibiblioteca pública.

A estação ferroviária da antiga Estrada de Ferro Central do Brasil é um exemplar representativo da arquitetura eclética do início do Século 20, inaugurada em 14 de novembro de 1914. A chegada da ferrovia estabelece uma área de comércio em torno da estação após longa estagnação socioeconômica. Na década de 40, conforme registros fotográficos, a linha ferroviária adquire prestígio como transporte de massas. Com o advento do transporte automobilístico, na década de 60, gradativamente o transporte ferroviário de passageiros foi sendo desativado.

Mais informações:
Assessoria de Comunicação
Programa Monumenta
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)
Tels: (61) 33263911 / 33266864 / 33268907 / 33268014

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin