Iphan e Monumenta lançam edital para pesquisa sobre mestres artífices

publicado em 31 de janeiro de 2007, às 17h08

 

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e o Programa Monumenta do Ministério da Cultura, por intermédio da Unesco, publicaram nesta segunda-feira, 29 de janeiro de 2007, o Edital de Licitação de concorrência pública internacional com o objetivo de selecionar instituições de pesquisa para identificar e documentar os saberes dos mestres artífices brasileiros. O Edital nº 1704/2006 está divulgado na página da Unesco (www.unesco.org.br/edital).

O Projeto Mestres Artífices busca valorizar os conhecimentos tradicionais da construção de edificações e os seus detentores: ferreiros, canteiros, carpinteiros, mestres em ofícios construtivos, ligados à arquitetura brasileira, que trabalham com diferentes técnicas, como taipa, adobe, pedra etc.

“A ideia principal do projeto é o reconhecimento de que as técnicas tradicionais são úteis e podem ser aproveitadas pela própria arquitetura contemporânea e, principalmente, para o restauro de imóveis históricos”, explica Marcia Sant’Anna, diretora do Departamento de Patrimônio Imaterial do Iphan.

"A pesquisa deverá contribuir para a melhoria da qualidade das obras de conservação, restauro e reabilitação de prédios históricos por meio da reinserção desses saberes construtivos no mercado de trabalho, além de possibilitar a capacitação de mão-de-obra", completa a dirigente. Pretende-se também a inclusão das tecnologias tradicionais de construção nas políticas habitacionais de cunho social.

O Projeto
A execução do Projeto Mestres Artífices se dará em três etapas. A primeira refere-se ao levantamento e à documentação dos saberes construtivos tradicionais, e será desenvolvida pelas instituições de pesquisa selecionadas pelo edital.

Paralelamente, será iniciado em todo o território nacional o Cadastro de Mestres Artífices. As fichas do cadastro estarão disponíveis na internet - baixe aqui -, assim como nas representações regionais do Iphan.

A terceira etapa prevê a criação de um Sistema de Certificação de Artífices, que será uma forma de credenciamento oficial dos especialistas nas técnicas tradicionais de construção. O sistema visa reconhecer o grau de aprendizado em cada ofício e identificar rotinas que garantam que esse aprendizado será transmitido para outros profissionais.

As instituições de pesquisa selecionadas pelo Edital realizarão trabalho de campo nos seguintes estados: Minas Gerais; Pará; Paraíba e Pernambuco; e Santa Catarina. A metodologia aplicada será a do Inventário Nacional de Referências Culturais – INRC, desenvolvida pelo Iphan.

Como resultado da pesquisa serão produzidos documentários em vídeo sobre os principais mestres identificados; glossário de termos utilizados regionalmente para designar materiais e técnicas construtivas; banco de dados de mestres artífices e mais uma série de produtos gráficos referentes ao tema.

As instituições de pesquisa interessadas em participar da seleção pública internacional deverão preencher os formulários anexos ao Edital e apresentar proposta à Unesco em Brasília, até o dia 12 de março de 2007.

Mais informações:
Unesco
Telefone (61) 2106-3500
Fax: (61) 3322-4261
licita@unesco.org.br

Assessoria de Comunicação
Programa Monumenta
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)
Telefones: (61) 3326-8907 / 3326-8014

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin