Rede Museus, Memória e Movimentos Sociais

publicado em 22 de janeiro de 2007, às 13h16

 

O Departamento de Museus e Centros Culturais do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Demu/Iphan) promoverá nesta terça-feira, dia 23 de janeiro, a primeira reunião da Rede Museus, Memória e Movimentos Sociais com representantes de comunidades populares e entidades culturais. O encontro será realizado às 14h, no auditório do 7º andar do Palácio Gustavo Capanema (Rua da Imprensa, nº 16), no Rio de Janeiro.

A reunião tem como objetivo estabelecer uma agenda de desenvolvimento de projetos voltados especialmente para comunidades populares e movimentos sociais a partir da troca de experiências entre instituições que atuam no campo da cultura, memória e patrimônio.

A Rede deve apoiar a implantação de museus, projetos e instituições de memória e patrimônio, além de cursos, oficinas e projetos de pesquisa. A iniciativa é resultado da articulação do Demu/Iphan com o Programa de Pós-graduação em Memória Social da UniRio e o Museu da Maré.

Participam do encontro o Centro de Estudos de Ações Solidárias da Maré (CEASM), Condutores de Memória da Comunidade do Borel, Associação de Moradores do Morro de Santa Marta, Varal de Lembranças da Rocinha, Tese Chapéu Mangueira, Tese Capoeira Memória dos Gestos, Ação Comunitária Cidade Alta, Morro da Conceição, Centro de Referência Patrimonial e Histórica de Caxias, Centro de Memória da História da Educação da Baixada Fluminense, Viva Rio, Casarão Cultural dos Prazeres e Espaço de Construção da Cultura, dentre outras ONGs.

Também estarão presentes representantes da Associação Brasileira de Museus (ABM), Fundação Nacional de Arte (Funarte), Museu do Folclore Edson Carneiro, Fundação Casa de Rui Barbosa, Eco - Museu de Santa Cruz, Museus da Limpeza Urbana do Caju, Museu de Arte Contemporânea (MAC), Centro Cultural José Bonifácio, Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase), Instituto de Estudos da Religião (ISER) e Conselho Municipal de Cultura de Duque de Caxias.

Informações: (61) 3414-6234, (21) 2220-8485 e demu@iphan.gov.br.

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin