Livro desvenda os bastidores dos desfiles do carnaval carioca

publicado em 19 de janeiro de 2007, às 13h19

 

O Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (CNFCP-Iphan), e a Editora UFRJ promoverão no dia 25 próximo, às 18h30, o lançamento da 3ª edição revista e ampliada do livro ”Carnaval carioca; dos bastidores ao desfile", de Maria Laura Viveiros de Castro Cavalcanti.

Em sua obra, a autora analisa de modo vívido o ciclo da confecção de um desfile carnavalesco rumo ao desfecho espetacular e festivo na passarela. O lançamento ocorrerá na sede do CNFCP: Rua do Catete, 179, Catete (estação Catete do metrô).

O livro enfoca esse amplo processo cultural que agita anualmente a cidade, tecendo redes de relações cooperativas e conflitivas entre atores sociais variados. O personagem do carnavalesco, os compositores, os chefes de ala, os inúmeros artistas incorporados ou produzidos pelo processo carnavalesco transitam entre diferentes domínios sociais e revelam a importância do papel dos mediadores nas sociedades contemporâneas.

A análise revela também as dimensões estéticas e expressivas do desfile desde o desenvolvimento do enredo até sua transformação na linguagem plástica e visual das fantasias e alegorias e na linguagem rítmica e musical do samba-enredo. O "visual" e o "samba no pé" são compreendidos como pólos complementares do processo ritual festivo e da própria história dos desfiles na vida da cidade.

Entre a festa e o espetáculo, e agregando aspectos mercadológicos a dimensões fortemente comunitárias, o desfile das escolas de samba delineia-se como um expressivo ritual urbano e contemporâneo, revelador das tensões, interações e conflitos da cidade do Rio de Janeiro.

Desde que foi publicado, o livro desperta forte interesse e tem obtido significativa repercussão. Passou a ser uma das principais referências para os estudos sobre carnaval e sobre o desfile das escolas de samba em particular. Trata-se de relevante contribuição antropológica que interessa a todos os estudiosos do Brasil contemporâneo.

A terceira edição revista e ampliada é um projeto gráfico inteiramente novo e atraente. Contém prefácio que atualiza a pesquisa, 28 fotos em preto & branco de Décio Daniel, foto de capa de Evandro Teixeira, orelha revista de Gilberto Velho, quarta-capa de Roberto Da Matta e dois novos itens no primeiro capítulo.

Mais informações:
Setor de Difusão Cultural/CNFCP
Telefone: 2285-0441, ramais 204, 205 e 206
Email: difusao.folclore@iphan.gov.br

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin