Porto Alegre recebe exposição do Programa Monumenta

publicado em 19 de janeiro de 2007, às 13h22

 

A exposição itinerante do Programa Monumenta estará em Porto Alegre (RS) no Átrio do Santader Cultural, do Santander Banespa, a partir do dia 22 de janeiro. Os seus 48 painéis apresentam os resultados do programa do Ministério da Cultura/Iphan, desenvolvido com financiamento do BID e em parceria com a UNESCO. Eles destacam a lista de prioridades de intervenção para a conservação de sítios e conjuntos históricos urbanos.

Ao todo, são 26 cidades beneficiadas com 168 obras em monumentos, 150 em espaços públicos; 15 municípios apoiados na elaboração de seus Planos Diretores e de Conservação em parceira com os ministérios das Cidades e do Turismo e 929 imóveis privados selecionados para o financiamento de sua restauração.

O Programa também apoiou um total de 52 projetos de promoção de atividades econômicas em sítios históricos, bem como a formação de 34 mestres artífices em restauração, treinados no Centro Europeu de Veneza, na Itália, além de realizar seminários de treinamento para as equipes locais de gestão (prefeituras).

Foi ainda graças ao Monumenta que se implantou o Sistema de Informação para o Patrimônio (SIP) e que foram selecionados três núcleos de educação profissional – no Rio de Janeiro, em Ouro Preto e Olinda – e se completaram nove Inventários Nacionais de Bens Imóveis, totalizando cerca de cinco mil edificações inventariadas. O Programa também disponibilizou recursos para 22 iniciativas de formação e capacitação profissional em 21 cidades, beneficiando 1700 pessoas, além de promover a criação de 21 Fundos Municipais de Preservação.

A exposição itinerante do Monumenta fica em Porto Alegre até 13 de fevereiro, depois segue para São Francisco do Sul (SC). Ela foi inaugurada em Belo Horizonte (MG) no Encontro Mundial de Gerentes do BID, em maio de 2006. Já participou da 5ª Bienal de Arquitetura de Brasília, em novembro último, seguindo para Pelotas, onde permaneceu até 16 de janeiro.

Mais informações:
Assessoria de Comunicação
Programa Monumenta
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)
Tels: (61) 33263911 / 33266864 /  33268907 /  33268014

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin