Mecânico transforma sucata em objetos de arte no Centro de Folclore
publicado em 18 de janeiro de 2007, às 14h42
O Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (CNFCP-Iphan) vai inaugurar no dia 18, quinta-feira, às 17h, na Sala do Artista Popular, a exposição "Da sucata à criação: Walter Fernandes Sobrinho", com venda de trabalhos do mineiro da cidade de Santa Margarida, que, desde 1962, reside no Rio de Janeiro.
Mecânico de automóveis, possui oficina no bairro da Tijuca, que funciona também como ateliê. A matéria-prima que utiliza vem das peças automotivas que serão substituídas - braçadeiras, reguladores, carburadores, silenciosos, amortecedores, parafusos, etc. - que seleciona para, após processo de criação, transformá-las em arte, como define seu trabalho.
Walter identifica formas nos artefatos selecionados. A confecção dos objetos segue um ritual. Ao identificar uma forma numa determinada peça, procura outras que lhe possam ser somadas e assim configurar a forma desejada.
A matéria-prima básica é o metal. No entanto, outros materiais podem se fazer presentes. Separados os materiais, Walter os coloca sobre uma bancada; serra, torce ou enverga algumas partes, em caso de necessidade. Prende as peças numa espécie de torno feito por ele mesmo, para soldá-las com maçarico, começando dessa maneira a dar forma aos metais. Surgem então figuras de pássaros, sua predileção, aviões, helicópteros, bonecas, bois, cavalos, entre outras.
Suas peças já foram apresentadas em 12 exposições, nas quais foram premiadas. A mostra na Sala do Artista Popular será a primeira individual do artista. A exposição ficará em cartaz até 25 de fevereiro.
Realização
Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Ministério da Cultura
Apoio
Magnífica, Cachaça do Brasil
Solar de Santa
Sala do Artista Popular
de terça a sexta-feira, das 11h às 18h
sábados, domingos e feriados, das 15h às 18h
Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular
Rua do Catete, 179 - Catete (estação Catete do metrô)
Rio de Janeiro - RJ 22.220-000
Informações:
Setor de Difusão Cultural
Telefone: 2285-0441, ramais 204, 205 e 206
E-mail: difusao.folclore@iphan.gov.br