Iphan divulga acervo bibliográfico apreendido pela Interpol

publicado em 23 de fevereiro de 2007, às 15h20

 

Está sob a guarda da Interpol uma série de livros e gravuras de conteúdo histórico aprendidos pela aduana de Foz do Iguaçu, na fronteira do Brasil com a Argentina. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em cooperação técnica com a polícia internacional, divulga esse acervo bibliográfico com o objetivo de identificar se há algum registro de furto ou extravio em nosso país.

Trata-se de 39 livros sobre História Natural, com mais de cem anos, ilustrados, nos idiomas inglês, francês e alemão; um livro de fotografias de época, de origem Argentina, encadernado do Conselho Nacional de Educação da República Argentina, intitulado “Vistas de Escuelas Comunes”, dedicado em forma manuscrita por Dr. José Maria Gutiérrez ao Dr. Quintino Bocayava; 42 gravuras da metade do Século 19, com imagens de felinos, com nome científico, litografias de J.Wolf e J.Smith, da tipografia M&N.Hanhart; sete lâminas com gravuras de paisagens e sítios históricos da Argentina do Século 19, litografias de W.Loeollot.

“Nós temos um crime, mas não sabemos qual é a vítima, e precisamos descobrir”, explica a delegada da Interpol Vanessa Souza. Alguns exemplares dos livros possuem carimbos da Fundação Oswaldo Cruz e "guarda-se a desconfiança que o acervo pertença a eles."

As informações sobre identificação do acervo apreendido devem ser reportadas à Interpol
interpol@dpf.gov.br
Vanessa Gonçalves Leite de Souza – Delegada de Polícia Federal
Chefe do SDPI/INTERPOL/DIREX/DPF
SCS Quadra 02 – Ed. Serra Dourada – 4º Andar
Brasília – DF – 70300-902
Tel: 61 – 33217359 / 33213808
Fax: 61 33212646

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin