Petrópolis recebe obras de recuperação do Palácio Rio Negro

publicado em 13 de março de 2007, às 16h17

 

O presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Luiz Fernando de Almeida, o prefeito de Petrópolis, Rubens Bomtempo, o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, participam da cerimônia de entrega as obras de recuperação do Palácio Rio Negro, amanhã, 14 de março, às 21h15min.

O trabalho de reformas emergenciais do Palácio consumiu um investimento
de R$ 720 mil. Parte dos recursos foram destinados pela Prefeitura, em um total de R$ 220 mil. O restante foi obtido por emenda parlamentar. Além da recuperação da fachada, foram executadas a raspagem e demolição de emboço, recomposição e reconstituição das sancas e adornos laterais.

No telhado, foi aplicada manta isolante de temperatura e umidade, troca de caibros, além da recuperação da iluminação interna e externa, recomposição das coberturas metálicas com vidro, pintura dos postes, grades, limpeza da escadaria e estátuas de mármore. Além do trabalho previsto, o prédio ainda passou por uma pintura interna. Segundo Edna Morley, diretora do Palácio Rio Negro, tudo está pronto e a inauguração “será um grande evento na comemoração do aniversário da cidade”.

O Palácio foi edificado pelo Barão do Rio Negro, em 1889. Durante o período em que Petrópolis foi capital do Estado, o prédio histórico foi utilizado para despacho e moradia dos presidentes do governo do Rio de Janeiro. Tornou-se sede de veraneio a partir de 1903, quando foi adquirido pelo Banco da República, e hospedou 13 presidentes, de Rodrigues Alves ao Marechal Costa e Silva, em 1968. No início da década de 90, durante o governo de Leonel Brizola, passou a ser administrado pelo estado em convênio com o município.

Em 2006, a administração do prédio retornou ao governo federal, depois de 11 anos de utilização por parte da prefeitura local, e hoje o imóvel abriga o escritório técnico do Iphan em Petrópolis.

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin