Com 11 mil títulos, biblioteca do Iphan de Pernambuco está aberta para consultas

publicado em 09 de março de 2007, às 16h27

 

A Superintendência Regional do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional de Pernambuco (Iphan-PE) dispõe da Biblioteca Almeida Cunha, onde estão reunidos cerca de 11 mil títulos, entre livros e periódicos, sobre arquitetura, artes, religião e história, além de mapas, fotos antigas, plantas dos monumentos tombados e plantas raras do Século 19 do Ginásio Pernambucano e do Teatro Santa Isabel. O espaço reúne obras raras e a mais antiga editada em Pernambuco, datada em 1835, é o livro Obrigações e Deveres da Ordem Terceira Franciscana, do Frei Joaquim de Santa Luzia Barros.

Segundo as técnicas da biblioteca, Patrícia Rego e Raquel Florêncio, os livros apresentam linguagem técnica e são mais indicados para trabalhos aprofundados, o que faz o local ser procurado por universitários e pessoas que cursam mestrado ou doutorado. “Quando a pesquisa requer obras mais antigas e que apresentam um estágio de deteriorização, nós fazemos o monitoramento, mostrando como manusear o material, além de fornecer luvas e máscaras. Porém, não realizamos empréstimos dos livros. Caso as pessoas se interessem, podem fotografar, desde que não utilizem o flash”, destaca Patrícia.

Ela acrescenta, ainda, que a biblioteca existe desde 1953 e seu acervo foi construído através de doações. “Hoje, as doações são do próprio Instituto e este ano é a aprovação de uma verba para a compra de livros, o que irá enriquecer mais o acervo”, ressalta a bibliotecária. Se a pesquisa necessitar de um aprofundamento técnico o Arquivo Geral da superintendência dispõe de vasta documentação sobre as intervenções realizadas nos monumentos e edificações ao longo dos 70 anos de existência da regional.

A biblioteca da Superintendência do Iphan conta também com uma hemeroteca - seção onde se colecionam jornais - com seu material dividido em 259 temas sobre: bairros, igrejas, municípios, personalidades de Pernambuco, teatros e escolas, entre outros. O local ainda é dotado de uma fototeca composta de preciosidades como um pequeno acervo de Marcel Gautherot. O fotógrafo, que viajou por diversas regiões do Brasil documentando a arquitetura, a cultura e cenas da vida rural e do interior do país prestou serviços ao Iphan nas décadas de 40 e 50.

Serviço:
Funcionamento:
das 8h às 12h e das 14h às 17h
Local: Biblioteca do Iphan de Pernambuco - Rua Benfica, 1150 - Bairro da Madalena
Telefone: (81) 3228-3011

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin