O Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular homenageia o artista Adalton Lopes

publicado em 23 de abril de 2007, às 16h49

 

O Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular inaugura no dia 02 de maio, quarta-feira, às 18h, na Galeria Mestre Vitalino do Museu de Folclore Edison Carneiro, a exposição Adalton: o senhor do barro. A mostra, organizada em parceria com o Museu de Arte Popular Brasileira Casa do Pontal é uma homenagem a Adalton Fernandes Lopes um dos grandes artistas populares do país.

Dando continuidade a homenagem, será realizado ainda, no dia 17 de maio, o seminário O local e o universal na obra de Adalton Lopes, com palestras do historiador de arte Roberto Conduru e da antropóloga Lilia Coelho Frota. A mostra e o seminário integrarão a 5ª Semana Nacional dos Museus que será realizada do dia 14 ao dia 20 de maio, e tem como tema, este ano, Museus e Patrimônio Universal.

O Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular integra a estrutura do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

O artista
Nascido em Niterói (RJ) Adalton Lopes (1938 - 2005) foi pescador e motorista, antes de se dedicar à cerâmica. Suas peças de barro são feitas manualmente com o auxílio de ferramentas rudimentares.  São bonecos de barro, em partes (pernas, braços, tronco, cabeças), queimados num forno a lenha. A pintura das peças usa cores fortes e vibrantes. As obras retratam principalmente cenas do cotidiano como vendedores de balões, de pirulitos, mágicos, amoladores de facas, realejos, fotógrafos lambe-lambe, vendedores de galinhas, carregadores de água, folia dos reis, jongo, presépios, procissões, homens soltando balões, jogando tótó, desfile de escola de samba, espetáculo circense etc.

A característica mais marcante de suas montagens é o movimento dos personagens. Ele criou uma forma das imagens ganharem movimento através de um motor elétrico que movimenta engrenagens, roldanas, arames e alavancas.

Serviço:
Exposição Adalton: o senhor do barro
Data:
de 2 de maio a 1° de julho de 2007
Horário: De terça a sexta-feira, das 10h às 18h
               Sábados, domingos e feriados, das 15h às 18h
Local: Galeria Mestre Vitalino, Museu de Folclore Edison Carneito

Seminário O local e o universal na obra de Adalton Lopes
Data: 17 de maio de 2007
Horário: 15h
Local: Auditório do Museu de Folclore Edison Carneiro
Endereço: Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular - Rua do Catete, 179 - Catete (estação Catete do metrô) - Rio de Janeiro - RJ

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin