Comitiva Holandesa reuniu-se com superintendente do Iphan de Pernambuco

publicado em 03 de abril de 2007, às 14h30

 

O superintendente regional do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Pernambuco (Iphan-PE), Frederico Almeida, esteve reunido na sede da regional no dia 27 de março com representantes do governo dos Países Baixos. O encontro teve o objetivo de verificar se a história da presença dos holandeses naquele estado oferece uma base sólida para a cooperação da herança cultural. A vinda da comitiva holandesa ao Nordeste buscou identificar áreas para uma contribuição futura. Um dos pontos é o de agregar às propostas da Missão de Herança Cultural Comum para o Brasil, o trabalho instituições envolvidas com a preservação histórica.

Fizeram parte do grupo, o primeiro secretário e adido cultural Jorief Jurriens; a diretora do Departamento de Cultural do Ministério de Educação e Cultura Sabine Gantrese; a diretora adjunta do Departamento de Patrimônio do Ministério de Educação e Cultura Arda Scholte e a diretora do Departamento de Cultura do Ministério das Relações Exteriores Christina Jarsen.

No encontro foram discutidos procedimentos institucionais como tombamento, exposições, intercâmbio cultural, saída de obras de artes do país, patrimônio arqueológico, além da Lei de Incentivo Cultural (Lei Rouanet - Lei número 8.313/91), que pode ser usada por empresas e pessoas físicas que desejam financiar projetos culturais.

Segundo Frederico Almeida, também estiveram na pauta assuntos ligados à preservação do patrimônio cultural de Pernambuco com influência comum entre os dois países; programas específicos em andamento; Um inventário das fortificações do período de ocupação; o Atlas Neerlandês; os azulejos do Convento de São Francisco, em Recife; o Forte Orange, em Itamaracá, e projetos culturais de obra ou oficina-escola. “A reunião foi muito proveitosa e esse intercâmbio muito tem a contribuir com o patrimônio de Pernambuco”, finaliza Frederico.

Depois dessa visita, a comitiva foi para a Paraíba e a próxima parada será em Brasília.

Mais Informações:
Assessoria de Comunicação
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional de Pernambuco (Iphan)
Fones: 81. 3228.3011 / 9145.7092 / 9962.7022

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin