Exposição Fotográfica faz homenagem à Festa do Divino

publicado em 21 de maio de 2007, às 15h08

 

O Museu Casa Histórica de Alcântara está com exposição fotográfica em cartaz sobre a Festa do Divino Espírito Santo. Com entrada franca, a mostra “Homenagem ao Divino” segue até o dia 28 de maio. A exibição é iniciativa da Superintendência Regional do Iphan no Maranhão, que convidou o fotógrafo Edgar Rocha para realizar a curadoria.

Estão retratados momentos da preparação da Festa do Divino, conhecidos apenas pelos seus organizadores. As fotos estampam personagens anônimos que apreciam orgulhosamente as suas obras de arte construídas de forma artesanal com extrema habilidade, tanto na decoração, como na culinária. Pessoas como dona Glória, especialista em vestir o santo; seu Antonio de Coló, que constrói os altares e os reveste de sedas e galões para abrigarem o Divino; seu João Preá que descasca o coco de forma precisa, seu Antonio Doceiro, mestre na arte dos doces de espécie; e seu Totó, festeiro, que organiza a casa para o grande momento.

Karina Waleska, historiadora e Diretora do Museu, ressalta a importância da festa para o reconhecimento dos próprios organizadores – pessoas simples da comunidade alcantarense. “É no olhar e na expressão de cada rosto que se percebe a essência da Festa do Divino. A demonstração de fé, a dedicação e a devoção de todos os que participam da sua elaboração fazem o seu esplendor, apreciado durante as visitas, os cortejos, as missas e as ladainhas”, revela Karina.

Ao todo são 45 fotos reunidas. Participam da mostra os fotógrafos Márcio Vasconcelos, Meireles Jr., Edgar Rocha, Brawni Meirelles, Val Barros e Roberto K-Zau. Segundo Edgar Rocha, um dos expositores, as fotos revelam detalhes que ficam escondidos durante o período de preparação da festa. “A impressão que se tem é que durante o período de preparação, não há nada pronto e muita coisa ainda está por fazer. E quando a festa tem início é que somos surpreendidos pela grandiosidade do que estava sendo preparado em segredo.”, afirma Edgar.

Serviço:
Exposição Fotográfica Homenagem ao Divino.
Data:
até o dia 28 de maio de 2007
Horário: das 10:00h às 16:00h
Local: Museu Casa Histórica de Alcântara / MA

Mais Informações:
Kátia Bogéa - Superintendente do Iphan/MA
e-mail: katiabogea.3sr@iphan.gov.br
Rua do Giz, 235 - Centro
Telefone: (98) 3231 1388 / 3231 1295

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin