Iphan cria o Comitê Consultivo de Museus

publicado em 21 de maio de 2007, às 15h13

 

Publicada no dia 18 deste mês – Dia internacional dos Museus, a Portaria nº 1, de 17 de maio de 2007, prevê a criação do Comitê Consultivo dos Museus do Departamento de Museus e Centros Culturais do Instituto do Patrimônio Artístico, Histórico e Nacional (Demu/ Iphan). O Comitê terá, entre outras competências, a de acompanhar a elaboração e a execução dos Planos das 24 unidades museológicas vinculadas ao Iphan; acompanhar e auxiliar no planejamento das ações Departamento e das Unidades Museológicas vinculadas; e assessorar o Demu/Iphan no aperfeiçoamento da gestão dos museus.

Presidido pelo diretor do Demu/Iphan, José do Nascimento Júnior, o Comitê será composto pelos diretores e/ou responsáveis pelas seguintes Unidades Museológicas: Museu Casa Benjamim Constant; Museu Casa Histórica de Alcântara; Museu Casa das Princesas; Museu da Abolição; Museu da Inconfidência; Museu da República; Museu das Bandeiras; Museu das Missões; Museu de Arqueologia de Itaipu; Museu de Biologia Professor Mello Leitão; Museu do Diamante; Museu do Ouro/Casa de Borba Gato; Museu Forte Defensor Perpétuo; Museu Histórico Nacional; Museu Imperial; Museu Lasar Segall; Museu Nacional de Belas Artes; Museu Raymundo Ottoni de Castro Maya; Museu Regional Casa dos Ottoni; Museu Regional de Caeté; Museu Regional de São João Del Rey; Museu Solar Monjardin; Museu Victor Meirelles; e Museu Villa-Lobos.

Para Nascimento, o Comitê Consultivo será uma forma de democratizar a gestão do departamento. “Ele será um instrumento gerencial importante para discussão e implantação das demandas dos museus do Iphan. Com essa portaria, esperamos ampliar a participação do corpo funcional nas decisões de cada instituição”, enfatiza.

Mais Informações:
Assessoria de Comunicação
Departamento de Museus e Centros Culturais / Iphan
61 3414 6234
Sara Schuabb

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin