Iphan abre inscrições para Oficina de ladrilho em Corumbá/MS

publicado em 17 de maio de 2007, às 15h17

 

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) abre inscrições de 21 a 25 de maio para Oficina de Ladrilho Hidráulico em Corumbá/MS, promovido em parceria com a Fundação Cândido Rondon e a empresa MMX Mineração & Metálicos S.A.

O ladrilho hidráulico é uma peça plana de pequena espessura utilizada em revestimentos de pisos. Tem origem européia e chegou no Brasil no íncio do Século 19, trazido pelos italianos. Em Corumbá, chegou no início do Século 20 e ornamentou o interior de muitas residências e comércios.

Podem se inscrever alunos carentes, de 16 a 24 anos, devidamente matriculados em escolas da cidade. A oficina terá a duração de oito meses e as aulas serão de segunda a sexta-feira, com uma turma de manhã e outra à tarde, na Casa do Artesão.

“A oficina de ladrilho tem o objetivo de formar profissionais nesta área, pois se notou que não há mais tantos profissionais atuando”, afirma a coordenadora do projeto, Silvia Teresa Mercado Cedron.

A aula inaugural está marcada para o dia 15 de junho de 2007 e será oferecida gratuitamente a moradores dos bairros Cervejaria, Borrosque e Beira-Rio.  Esses bairros foram escolhidos por estarem ao redor do Casario do Porto, que é uma área tombada pelo Iphan.  

Os participantes terão aulas teóricas de educação patrimonial, cidadania e meio ambiente. As aulas práticas serão de confecção de ladrilhos hidráulicos. Os alunos também visitaram o Casario do Porto para que possam ter mais contato com a história do local.

“O projeto vai conscientizar os moradores da redondeza do Casario do Porto para que eles ajudem a preservar a história”, declara Silvia.

As inscrições devem ser feitas no Escritório Técnico do Iphan, na Rua Manoel Cavassa S/Nº, no prédio da antiga Apae, das 8h às 12h e das 14h às 18h.  Os documentos necessários para inscrição são: cópias do RG, CPF, comprovante de residência, comprovante de renda familiar e boletim escolar.

A divulgação dos 50 participantes será nos dias 28 e 29 de maio. Os selecionados deverão efetuar matrícula de 30 de maio a 1º de junho.

Mais informações:
Iphan / MS - (67) 3232 2701

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin