Exposição leva folclore capixaba para o Rio de Janeiro

publicado em 09 de maio de 2007, às 15h33

 

Nesta quinta-feira, 10 de maio, às 17h, será aberta a exposição Festa e Artesanato em Terras do Espírito Santo na Sala do Artista do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular/Iphan/Ministério da Cultura. Na solenidade de abertura da o grupo Três Estrelas do Oriente, da cidade de Muqui, fará uma apresentação de Folia de Reis nos jardins do Palácio do Catete no Rio de Janeiro.

A mostra traz objetos de celebrações populares tradicionais capixabas, marcadas pelos rituais católicos oriundos da religiosidade popular. Nelas, os devotos ditam as formas das celebrações. Parte destas peças estarão à venda no local.

Os visitantes encontrarão máscaras, indumentárias, estandartes e instrumentos musicais que expressam a criatividade de indivíduos e comunidades envolvidos nas festas. Destacam-se as que homenageiam São Benedito e os Santos Reis realizadas pelas bandas de congos, conhecidos localmente como ticumbi, e pelas Folias de Reis e Reis-de-Boi. A mostra fica na Sala do Artista Popular até o dia 24 de junho de 2007.

Festa e artesanato em terras do Espírito Santo foi organizada pelo Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular e pela Comissão Espírito-santense de Folclore, com o apoio das Secretarias de Estado da Cultura e da Educação, da Prefeitura Municipal de Muqui, da Fundação José Pelúcio Ferreira e do Solar de Santa.

Serviço
Festa e artesanato em terras do Espírito Santo
Data:
10 de maio de 2007
Horário: Terça a sexta-feira, das 11h às 18h
               Sábados, domingos e feriados, das 15 às 18h
Local: CNFCP - Sala do Artista Popular - Rua do Catete, 179 - Catete (estação Catete do metrô) - Rio de Janeiro - RJ 22.220-000

Mais informações:
Setor de Difusão Cultural
Telefone: (21) 2285-0441, ramais 204, 205 e 206
E-mail: difusao.folclore@iphan.gov.br

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin