I Encontro Ibero-Americano de Museus, em Salvador/BA

publicado em 20 de junho de 2007, às 16h19

 

O evento vai promover troca de experiências e debate de ações integradas para o setor museológico

Pela primeira vez, representantes dos museus da América Ibérica, formada por 23 países, vão se reunir para trocar experiências e debater ações integradas para o setor museológico. O I Encontro Ibero-Americano de Museus - Ibermuseus, será realizado de 26 a 28 de junho, em Salvador (BA). O evento é uma iniciativa do Departamento de Museus e Centros Culturais do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Demu-Iphan), do Ministério da Cultura (MinC) e da Associação Brasileira de Museologia (ABM), com o patrocínio da Petrobras.

O encontro, que funcionará como um fórum democrático, tem como objetivos: impulsionar a criação da Rede Ibero-Americana de Museus; implantar programas de capacitação técnica e circulação de exposições; realizar o cadastro dos museus; criar fundo para apoio a ações museológicas; realizar a Conferência Ibero-americana de Museus, como parte das comemorações do Ano Ibero-Americano de Museus em 2008; e definir diretrizes conjuntas  para políticas públicas voltadas para os museus da região.

Estarão em debate os seguintes temas: As Políticas Culturais no Contexto Ibero-Americano; Experiências de Políticas Públicas no Campo dos Museus; Diversidade Museal; Museus como Agentes de Mudança e Desenvolvimento; Rede Ibero-Americana de Museus – Ibermuseus; Carta de Salvador; e Construção da Agenda do Ano Ibero-Americano de Museus 2008.

Participam do evento o Departamento de Museus e Centros Culturais do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Demu-Iphan), a Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), a Secretaria Geral Ibero-americana; responsáveis por políticas públicas voltadas para a área; diretores de museus brasileiros; professores universitários; museólogos e representantes de todos os países membros - Andorra, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Espanha, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.

Museus Ibero-Americanos
A diversidade cultural da América Ibérica também se reflete no panorama museológico. Atualmente existem cerca de 10 mil museus ibero-americanos, espaços de comunicação e encontro de diferentes identidades que recebem em média 100 milhões de visitantes ao ano. Juntos, essas unidades museológicas comportam uma média de 260 milhões de itens em seus acervos.

Os museus ibero-americanos terão um ano dedicado a eles. Em 2008, será celebrado o Ano Ibero-Americano de Museus, quando as instituições da região realizarão ações integradas e terão  programações  diversificadas em suas agendas.

Mais informações:
Departamento de Museus e Centros Culturais/Iphan
Sara Schuabb - (61) 3414 6234

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin