Monumenta e Iphan lançam livro sobre a obra de Aleijadinho

publicado em 26 de julho de 2007, às 14h03

 

O Programa Monumenta e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) lançam amanhã, dia 27 de julho, às 16h, na Estação Ferroviária da cidade de Congonhas do Campo/ MG o livro O Aleijadinho e o Santuário de Congonhas, de Myriam Andrade Ribeiro de Oliveira. A obra que inicia a coleção Roteiros do Patrimônio é uma visita guiada por um dos mais significativos sítios do patrimônio cultural – o Santuário de Bom Jesus de Matosinhos – com foco na obra do Aleijadinho.

Editado em português e inglês, o livro de 133 páginas é dividido em 12 capítulos, nos quais a autora disseca toda a obra de Antônio Francisco Lisboa, o maior expoente do estilo barroco nas Minas Gerais. São eles: O Aleijadinho e o Santuário de Congonhas; A Igreja; Talha e Imaginária; Pintura; O Adro dos Profetas; Os Passos; A Ceia; O Horto e A Prisão.

A coleção Roteiros do Patrimônio reúne outros guias visuais bilíngües que apresentam roteiros contemplando os mais emblemáticos sítios, conjuntos urbanos e monumentos históricos. Entre os lançamentos previstos estão: O Barroco e Rococó no Rio de Janeiro; Barroco e Rococó em Ouro Preto e Mariana (MG); Barroco e Rococó em São João Del Rey e Tiradentes (MG); Barroco e Rococó em Olinda e Recife (PE), todos da mesma autora.    

Todas as publicações do Programa Monumenta estão disponíveis no site www.monumenta.gov.br

A Autora
Myriam Andrade Ribeiro de Oliveira é uma das maiores especialistas em arte sacra e colonial do Brasil. Ela cursou história na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Obteve mestrado e doutorado na Universidade Católica de Louvais (Bélgica). É servidora aposentada do Iphan e atualmente é professora titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Entre outras obras, ela é autora do livro O Aleijadinho e sua Oficina – Catálogo de Esculturas Devocionais, em parceria com Antônio Fernandes dos Santos e Olinto Rodrigues dos Santos Filho (Editora Capivara) e do Rococó Religioso no Brasil (Editora Cosac-Naif).

Mais Informações:
Assessoria de Comunicação
Programa Monumenta do Ministério da Cultura
Fones: (61) 3326-8907 e 3326-8014

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin