Turismo de Mariana recebe roteiro de ateliês

publicado em 24 de julho de 2007, às 14h11

 

A cidade de Mariana, em Minas Gerais, possui agora um roteiro turístico da produção de artes plásticas local. Um folder contendo o mapa da localização dos ateliês de 18 artistas e a sinalização dos seus endereços foram apresentados para a imprensa e a comunidade no início do mês. O roteiro, também disponível no site www.marianacomarte.com.br, e que resulta do projeto de mesmo nome, foi financiado pelo Programa Monumenta do Ministério da Cultura.

O trabalho, desenvolvido pela Gratiae Urbs Consultoria, tem o objetivo de transformar a primeira capital mineira em uma vitrine para a produção artística local. Ele divulga a produção dos artistas plásticos de Mariana para a comunidade e para os turistas, profissionalizando o setor para que ele se firme como atividade geradora de trabalho e renda para a população local.

Para a realização do roteiro, houve uma pesquisa sobre a história das artes plásticas de Mariana, buscando informações desde o Século 18, a partir da memória da comunidade.  

O roteiro oferece percursos de visitação que integram os ateliês ao Centro Histórico e aos monumentos da cidade. Além de pinturas, esculturas e artesanato, o roteiro também divulga a realização de eventos específicos dos ateliês, como oficinas. São dois pacotes: o primeiro, com dois dias e uma noite de visitação. O segundo, com três dias e duas noites. 

Prato Feito
O trabalho teve seu lançamento no dia 9 de julho, no Museu Casa Alphonsus de Guimarães, em Mariana. Na mesma ocasião, foi aberta a exposição Prato Feito, também promovida pelo Projeto Mariana com Arte em parceria com a Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP).

Nessa mostra estão expostas obras que tem como suporte pratos de cerâmica sobre os quais cada artesão participante do Mariana com Arte pôde soltar a sua criatividade. A exposição fica aberta à visitação até 30 de julho, de terça a sexta-feira, das 9h às 15h.

Mais Informações:
Assessoria de Comunicação
Programa Monumenta do Ministério da Cultura
Fones: (61) 3326-8907 e 3326-8014

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin