Prêmio Santiago de Compostela tem inscrições até setembro

publicado em 04 de julho de 2007, às 14h37

 

O Consórcio da Cidade de Santiago de Compostela, a Agência Espanhola de Cooperação Internacional e a Direção Geral de Cooperação Exterior dão início a primeira edição do Prêmio de Santiago de Compostela de Cooperação Urbana, que será anual, destinado a reconhecer e incentivar as iniciativas públicas de criação e recuperação dos âmbitos de coesão nas cidades históricas da América Latina através da transformação e melhora do espaço urbano. As inscrições de projetos podem ser feitas até o dia 15 de setembro.

Poderão participar do Prêmio Santiago de Compostela de Cooperação Urbana os projetos urbanos e de promoção pública, ainda não executadas, tanto de nova criação, como de remodelação, reabilitação ou restauração, desenvolvidos nas cidades históricas de países latino-americanos.

Os critérios adotados para selecionar projetos apresentados ao prêmio não estarão exclusivamente relacionados com a qualidade do trabalho desde um ponto de vista estritamente arquitetônico ou urbanístico. O júri também considerará outros aspectos que permitam avaliar a incidência do projeto no contexto concreto, entre eles:
• Adequação das intervenções e funções exigidas no espaço urbano objeto do projeto.
• Capacidade inovadora dos projetos que tenham como orientação favorecer a diminuição de fraturas sociais presentes no tecido urbano e a melhora da qualidade de vida das pessoas.
• Apresentação das realizações no campo das melhoras ambientais: transporte público, inovação das instalações comuns, recursos energéticos, sustentabilidade, meio ambiente urbano e relação com ambiente ou paisagem.
• Garantir o equilíbrio entre tradição e inovação urbanística e a adequação das soluções adotadas e características dos espaços consolidados, assim como os materiais e técnicas existentes na zona.
• Contribuição da concessão do Prêmio para a materialização da proposta.

A análise dos projetos e escolha do vencedor será nos dias 29 e 30 de outubro. A premiação será em dezembro. O Prêmio Santiago é de 180.000,00 € para implementação da ação vencedora.

Mais Informações:
www.premiosantiagodecompostela.org

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin