Monumenta entrega projeto de resgate cultural em Sobral-CE

publicado em 04 de julho de 2007, às 14h40

 

O Programa Monumenta do Ministério da Cultura faz a entrega hoje, 04 de julho, à comunidade de Sobral (CE) do projeto Casa do Capitão Mor - Projeto Doces Lembranças. O projeto fará parte do Memorial do Sitio Histórico da Cidade, e teve um investimento de R$ 100 mil por parte do Monumenta. Na mesma ocasião, a população receberá as obras de restauro da Praça da Coluna da Hora e de recuperação das fachadas das edificações em volta da praça, segundo projeto elaborado pela superintendência regional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).  

O Memorial, referência histórica, cultural arquitetônica e arqueológica de Sobral, está instalado na Rua Randal Pompeu, 145, Praça da Sé. A casa, de estilo colonial, construída no Século 18, foi restaurada pelo Iphan entre 2003 e 2005 a um custo de R$ 85 mil. A cerimônia de entrega do projeto contará com a presença do superintendente regional do Iphan, Romeu Duarte Junior. 

O Projeto do Monumenta para o Memorial reúne uma exposição que será referência histórica, cultural, arquitetônica e arqueológica da cidade.  Ele também fez o resgate da memória e costumes antigos da população local, por meio da reunião de receitas antigas de doces típicos da região.  Doces Memórias também enfoca a biografia do Capitão Mor, José Xeres Furna Uchoa, a arqueologia e arquitetura da casa e apresenta ainda material para divulgação como vídeo/dvd promocional e material gráfico de divulgação do patrimônio cultural de Sobral, como mapas e cartilhas.

Serviço:
Entrega do projeto Casa do Capitão Mor - Doces Lembranças
Data:
04 julho de 2007
Horário: às 18h30
Local: Rua Randal Pompeu, 145, Praça da Sé - Sobral (CE)

Mais Informações:
Assessoria de Comunicação
Programa Monumenta
Tels: (61) 33268907 / 33266864

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin