Edital Arte e Patrimônio 2007 - Inscrições prorrogadas

publicado em 10 de agosto de 2007, às 16h06

 

Foram prorrogadas as inscrições para o Edital Arte & Patrimônio 2007.  A iniciativa do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em comemoração aos seus 70 anos, e do Ministério da Cultura, tem patrocínio da Petrobras. O objetivo é criar uma linha de financiamento a projetos que estabeleçam diálogos entre as artes visuais contemporâneas e o patrimônio cultural brasileiro.

O Edital e a ficha de inscrição estarão disponíveis no site www.artepatrimonio.org.br.

Patrimônio Artístico
Serão escolhidos 11 projetos, dez deles pela categoria de interação arte e patrimônio, com prêmios de até R$ 100 mil, e outro pela categoria de leitura histórica, com prêmio de R$ 400 mil. A primeira categoria é relacionada a acontecimentos como exposições ou eventos que traduzam aspectos do patrimônio cultural, entre eles: patrimônio cultural como arte, como tradição, como civilização e como cosmologia. Já a segunda categoria selecionará uma exposição de leitura histórica, que apresente um panorama histórico das artes visuais e suas conexões com o patrimônio cultural.

Durante o período das inscrições, de 15 de agosto a 28 de setembro, serão realizadas mesas-redondas sobre o tema arte e patrimônio em diversas cidades brasileiras: Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Paulo (SP), Vitória (ES) e no Distrito Federal (DF).

A realização dos projetos em diferentes estados brasileiros visa promover a circulação e o intercâmbio entre artistas e curadores, acervos e instituições, com o intuito de estimular a difusão da pluralidade de visões, tendências e linguagens. A proposta de combinar trabalhos artísticos atuais e lugares que preservem a memória cultural do país é uma forma de comemorar os 70 anos de criação do Iphan.

Várias modalidades de manifestação artística e cultural podem servir de plataforma para o desenvolvimento dos projetos, tais como: ações coletivas, arquiteturas, desenhos, designs, escritas críticas, esculturas, fóruns de debates conceituais, fotografias, gravuras, instalações, mídias eletrônicas e digitais, intervenções, pinturas, processos, publicações, textos, vídeo-instalações e websites.

Os projetos serão selecionados a fim de dar visibilidade a acervos públicos e privados em todo o país e gerar um fluxo maior de espectadores, proporcionando ao público o conhecimento das produções atuais mais recentes.

Lançamento Edital Arte & Patrimônio
www.artepatrimonio.org.br
Data: 15 de agosto de 2007
Horário: às 15h.
Local: Paço Imperial (Praça XV de Novembro, 48, Centro - Sala dos Archeiros)

Coletiva para a imprensa: Luiz Fernando de Almeida (presidente do Iphan), Paulo Sérgio Duarte (crítico de arte), Afonso Luz (representante do MinC) e Lauro Cavalcanti (diretor do Paço Imperial).

RPM Comunicação
www.rpmcom.com.br
Paula Catunda (paulacatunda@rpmcom.com.br)
(21) 3478-7414 / 8272-2337 / 9105-3102
Maria Vargas (mariavargas@rpmcom.com.br)
(21) 3478-7437 / 8121-3832 / 8139-4163

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin