Concurso envolve população em pesquisa patrimonial

publicado em 08 de agosto de 2007, às 16h12

 

Interessados podem contribuir com o inventário realizado nos bairros do Bom Retiro e da Luz, na Grande São Paulo

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) lança o Concurso Pesquisando o Nosso Bairro. O objetivo é estimular o conhecimento sobre os bairros do Bom Retiro e da Luz: sua história, o cotidiano de vida e a cultura das comunidades envolvidas e as transformações ocorridas no tempo e no espaço do bairro. As inscrições vão até o dia 15 de agosto.

Entre os objetos de pesquisa podem estar uma construção antiga, festa tradicional da comunidade, lugar especial no bairro, comida típica, forma de linguagem ou até mesmo a história de vida de um morador. A pesquisa deve ser apresentada em forma de texto, cartazes ou painéis ou outras formas como álbum de fotos, maquetes, livros, ou mesmo documentários e mídias, dentre outras.

Segundo Simone Scifoni, do Iphan, o concurso é uma forma da população participar do Inventário Nacional de Referências Culturais que está sendo feito sobre o Bairro do Bom Retiro. "É fundamental que a própria comunidade exponha o que, para ela, possui valor e participe do processo de preservação do patrimônio", afirma Simone.

Podem participar da seleção as instituições de ensino da educação infantil, ensino fundamental e médio, educação de jovens e adultos, ensinos técnicos e superior, situados nos bairros da Luz e do Bom Retiro da cidade de São Paulo (SP).

Os trabalhos selecionados serão publicados em um CD que será doado às instituições participantes e os melhores cartazes farão parte de uma exposição a ser realizada ainda este ano. Os interessados devem se inscrever até o dia 15 de agosto e o prazo de entrega dos trabalhos até o dia 15 de setembro.

História do Bom Retiro
Bom Retiro, Bó Ritiro dos italianos, o "pequeno shtetl" dos judeus, o bairro dos letreiros em coreano, do football dos ingleses, dos sinos da igreja Armênia, da identidade sul-americana dos bolivianos, da "Acrópole" dos gregos, dos nordestinos, dos comerciantes e dos sacoleiros, do café e da ferrovia que tornaram São Paulo uma metrópole - o Bom Retiro é um mapa-mundi encravado na capital paulista.

Mas o multiculturalismo do Bom Retiro não é apenas um conjunto pitoresco e turístico que representa a São Paulo dos mil povos, mas a marca distintiva de uma metrópole globalizada no Século 21, acolhendo identidades e conflitos em meio ao burburinho diário do seu comércio e outros negócios.

O bairro é o território do Bom Retiro de vários grupos que buscam as condições e uma base para a sua sobrevivência material e simbólica, para a sua permanência como grupo específico e distinto. Ao mesmo tempo, é a partir dele que estabelecem uma intensa troca de mercadorias e culturas com a metrópole.

As fronteiras naturais e históricas - o rio, a ferrovia e a avenida quase intransponíveis, a não ser por algumas poucas pontes, passarelas e ruas - delimitam a porosidade de uma intensa economia de trocas simbólicas, que se renova diariamente no fervilhar de pessoas que entram e saem e ficam no bairro.

Espaço do comércio têxtil - e sua ampla gama de derivados - e da gastronomia étnica, o Bom Retiro se abre fácil em seus letreiros em português e coreano, mas se fecha também em seus segredos de concha - no interior das quais vibra o rumor dos oceanos que separam e conectam povos e culturas as mais distintas, presentes em seu relativamente reduzido perímetro urbano.

Bairro de fora e de dentro, do imigrante e do migrante, do estrangeiro e do brasileiro do local e do internacional, do café e do comércio, do rio, do trem e do automóvel, do trabalho, e da exploração, dos séculos 19, 20, e 21, da cidade provinciana e da metrópole, o Bom Retiro é o território por excelência do cruzamento entre economias e identidades, cruzando sempre por seus caminhos para dentro e para fora.

Mais informações
Superintendência do Iphan em São Paulo
Simoni Scifoni (Educação Patrimonial)
Email: simonis.9sr@iphan.gov.br
(11) 3826 0744 / 38262417
Endereço: Rua Baronesa de Itu, 639 – Higienópolis
São Paulo - SP

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin