Primeira missa rumo ao Sul

publicado em 07 de agosto de 2007, às 16h14

 

Uma das pinturas mais conhecidas do país deixou o MNBA para percorrer pela primeira vez algumas capitais do sul do país.

A tela A Primeira Missa no Brasil, de Victor Meirelles, um dos ícones das artes plásticas brasileira, começa a ser exibida hoje, 2 de agosto, em Curitiba, no Museu Oscar Niemeyer(MON).

Depois da capital paranaense a pintura segue para Florianópolis, onde ficará em exposição a partir de 23 de outubro, no Museu de Arte de Santa Catarina.  A gigantesca tela foi transportada em um caminhão climatizado na última sexta-feira, partindo do MNBA.

Restaurada na sua integralidade, a obra em óleo sobre tela, mede 268 cm X 356 cm e foi finalizada em 1860. Integram a exposição itinerante desenhos, estudos preparativos e documentos sobre esta pintura, além de um núcleo focalizando o primoroso restauro desta obra do acervo do MNBA, concluído no final do ano passado com recursos do BNDES e do Ministério da Cultura. A curadoria da exposição é de Pedro Xexéo e Andrea Pedreira (ambos técnicos do MNBA).

Victor Meirelles - (1832-1903)
Pintor brasileiro, nascido em Florianópolis. Desde criança estudou desenho em sua cidade natal e quando se mudou para o Rio de Janeiro, matriculou-se na Academia Imperial de Belas Artes, em 1845. Foi para a Europa, em 1853, onde estudou em Paris e Roma.

Meirelles foi o primeiro brasileiro a participar do Salão de Paris. Na ocasião, em 1861, apresentou sua mais célebre obra de arte, A Primeira Missa no Brasil.

Neste mesmo ano retornou ao Brasil e se tornou professor do Liceu de Artes e Ofícios e professor honorário da Academia Imperial de Belas Artes, onde ensinou pintura histórica. Faleceu em 1903, no Rio de Janeiro.

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin