Inscrições abertas para o Seminário sobre arqueologia na Amazônia

publicado em 27 de setembro de 2007, às 15h44

 

Estão abertas as inscrições para o I Seminário Internacional de Gestão do Patrimônio Arqueológico Pan-amazônico que será nos dias 5 a 9 de novembro, em Manaus. Promovido pelo Instituto do Patrimônio Artístico Nacional (Iphan), a proposta do encontro é promover o patrimônio arqueológico da Amazônia, composto de quase três mil sítios registrados. Especialistas brasileiros e de alguns países da região amazônica debaterão ações que possibilitem o desenvolvimento sustentável na região.

Os sítios arqueológicos da Amazônia representam a maior parte dos bens culturais na região amazônica brasileira e sua conservação é essencial tanto por sua expressividade como por sua importância para o cenário científico mundial. Nos últimos anos, muitas ações da instituição foram voltadas aos sítios arqueológicos, como o levantamento e o registro dos sítios e ações de educação patrimonial, com distribuição de folhetos e cartilhas explicativas para a comunidade.

A comunidade, cada dia mais envolvida com preservação do patrimônio arqueológico, desempenha hoje papel fundamental.  “As pessoas hoje procuram o Instituto quando encontram vestígios arqueológicos perto de casa, ou mesmo, quando tem informações sobre venda e compra desse tipo de material”, conta a arqueóloga Hellen Batista.

Hellen conta ainda que é fundamental a participação de todos, "este patrimônio faz parte do dia a dia de indígenas, caboclos e ribeirinhos cujas comunidades, escolas e casas estão sobre os sítios arqueológicos".

Entre os principais temas discutidos estarão a pesquisa arqueológica na Amazônia, os empreendimentos causadores de impacto ambiental, e como as populações indígenas amazônicas se relacionam com o patrimônio arqueológico. Participaram do Seminário, palestrantes e conferencistas do Brasil, Colômbia, Peru, Venezuela, Bolívia e Equador.

Serviço:
I Seminário de Arqueologia Pan-Amazônica
Data:
de 05 a 09 de novembro de 2007
Local: Centro Cultural dos Povos da Amazônia - Praça Francisco Pereira da Silva, s/n° (Bola da Suframa) - Manaus/ AM

Inscrições
Para se inscrever no Seminário é preciso preencher uma ficha de inscrição enviá-la para os emails belfortt.eventos@hotmail.com / belfortt.eventos@uol.com.br

Custo
Profissional: R$ 120,00
Estudante de Pós-Graduação: R$ 100,00
Estudante de Graduação: 40,00

Mais Informações
Superintendência do Iphan no Amazonas
Fones: (92) 3633 2822/ 1532

Assessoria de Comunicação
Programa Monumenta do Ministério da Cultura
Fones: (61) 3326-8907 e 3326-8014

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin