Encontro apresenta projetos de fomento ao patrimônio cultural do Brasil

publicado em 19 de setembro de 2007, às 16h15

 

O 1º Encontro do Programa Nacional do Patrimônio Imaterial será realizado nos dias 24 e 25 de setembro, na Biblioteca Nacional de Brasília, que fica no Conjunto Cultural da República, novo espaço da Esplanada dos Ministérios. Neste evento, serão apresentados os projetos aprovados em Edital publicado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no ano de 2005. Por meio desse Edital, houve o financiamento de 11 projetos de apoio e fomento a ações de salvaguarda.

Como resultado do Edital, foram produzidos documentários, acervos fotográficos, cds de música e cd-roms sobre bens culturais imateriais de vários estados do Brasil. Os bancos de dados e outros produtos estarão disponíveis em computadores, para consulta do público até o dia 30 de setembro. Também haverá a exposição de artesanato de comunidades indígenas: Maramará, do Amapá; das reservas Mamirauá e Amaná, do Amazonas; e a cerâmica Assurini, do Xingu.

Veja aqui a programação do Encontro.

PNPI
O Edital do Programa Nacional de Patrimônio Imaterial – PNPI é publicado anualmente, com incentivos de até R$ 80 mil por projeto. As inscrições para o Edital de 2007 estão abertas até 5 de outubro. Serão selecionados, em duas fases, projetos técnicos de documentação e melhoria das condições de sustentabilidade dos saberes como: modos de fazer, formas de expressão, festas, rituais, celebrações e espaços que abrigam práticas culturais coletivas vinculadas às tradições de comunidades afro-brasileiras, indígenas, ciganas, de descendentes de imigrantes, entre outros. O Encontro é aberto ao público.

Mais informações no site www.iphan.gov.br.

Serviço:
1º Encontro do Programa Nacional do Patrimônio Imaterial
Data:
Encontro – dias 24 e 25 de setembro
Horário: início às 14h
Exposição: de 24 a 30 de setembro
Local: Biblioteca Nacional de Brasília - Conjunto Cultural da República – Esplanada dos Ministérios

Mais informações:
Departamento de Patrimônio Imaterial
Tels: (61) 3414-6135

Assessoria de Comunicação
Programa Monumenta
Tels: (61) 33268907 / 33268014

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin