Candidatura de Paraty/RJ ao título Patrimônio da Humanidade chega à fase final

publicado em 13 de setembro de 2007, às 16h22

 

O prefeito de Paraty/RJ, José Carlos Porto Neto, entregou nesta segunda-feira (10) ao presidente do Instituto do Patrimônio Histórico (Iphan), Luiz Fernando de Almeida, a versão final do dossiê de candidatura da cidade ao título de Patrimônio da Humanidade. O novo documento, intitulado Rota do Ouro em Paraty e sua paisagem sofreu as alterações sugeridas pela Unesco. Agora, cresce a expectativa pelo reconhecimento mundial.

“Desde 1983, Paraty tenta obter o título da Unesco. Em 2003, foi feita uma tentativa, que depois de revisada gerou o documento atual, resultado de um estudo mais aprofundado. Buscamos esse título como um selo de qualidade para a cidade, que hoje vive exclusivamente de turismo”, conta José Porto.

O dossiê, depois de analisado também pelo Iphan/ Ministério da Cultura, será enviado ao Ministério das Relações Exteriores. Por meio do Itamaraty, o governo brasileiro encaminhará o documento para avaliação final do Centro de Patrimônio Mundial e votação no Comitê de Patrimônio Mundial, da Unesco. A tentativa, neste momento, é que a candidatura seja apreciada em 2008.

Luiz Fernando de Almeida ressalta que o Brasil é candidato a uma vaga no Comitê da Unesco, cuja eleição será em outubro deste ano. “Assim como Paraty, que todos desejamos ver reconhecida como patrimônio mundial, o Brasil tem outras contribuições importantes para dar à leitura do desenvolvimento cultural da humanidade, que a Lista do Patrimônio Mundial pretende fazer. Temos outros exemplos singulares e únicos no mundo da nossa cultura diversa, e devemos contribuir com a nossa visão latino-americana, para a atualização constante dos conceitos de patrimônio cultural e suas formas de gestão”.

Novo texto
O texto do dossiê de Paraty foi revisado pelo Iphan e os mapas foram melhor detalhados para ilustrar a relação entre a vila colonial e a paisagem natural, que é excepcional - composta, de um lado pelo Parque Nacional da Serra da Bocaina e de outro pela Área de Proteção Ambiental (APA) do Cairuçu. “O bairro histórico, o Forte Defensor Perpétuo e o caminho do ouro representam os valores históricos inseridos no contexto da paisagem natural”, esclarece o presidente do Iphan.

O conceito que dá sustentação à candidatura é o de Paisagem Cultural: uma parcela do território marcada por características naturais, culturais e sociais, que a tornam um espaço singular, representativo de uma certa cultura. O título de patrimônio mundial pode intensificar o sentido de pertencimento da população, já bastante participativa de Paraty, mobilizada a participar da proteção da paisagem reconhecida.

Todos que apoiarem a iniciativa poderão deixar um recado para a cidade no site www.prefeituraparaty.rj.gov.br. Segundo a Prefeitura de Paraty, todas as menções serão encaminhadas à Unesco.

Mais informações
Assessoria de Comunicação
Programa Monumenta do Ministério da Cultura
Fones: (61) 3326-8907 e 3326-8014

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin