Iphan entrega inventário de arte sacra de Pernambuco

publicado em 11 de setembro de 2007, às 16h39

 

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) fará a entrega do Inventário Nacional de Bens Móveis e Integrados (INBMI) de Pernambuco, que reúne peças sacras de 22 monumentos religiosos tombados pelo governo federal em Recife, Igarassu e Olinda. A cerimônia  em que os responsáveis pelas igrejas receberão os volumes que constituem o INBMI ocorrerá nesta sexta-feira, 14/09, na Igreja da Ordem Terceira da Nossa Senhora do Carmo, em Recife.

Até o momento foram realizadas as duas primeiras etapas do trabalho do INBMI-PE, que inventariou 15 monumentos históricos religiosos do Recife, 05 de Igarassu e o Mosteiro de São Bento de Olinda, totalizando 12.704 objetos.

INBMI
Os inventários estão entre as mais importantes ações de proteção patrimonial realizadas pelo Iphan. Eles são ainda mais importantes na proteção das peças de arte sacra – tecnicamente chamadas de bens móveis e integrados. Esse tipo de peça, devido às suas pequenas dimensões e à fragilidade dos seus suportes, é constantemente ameaçada pelo tráfico ilícito de obras de arte e pela deterioração imposta pelo tempo.

Desde a década de 1980, o Iphan, em parceria com a Fundação VITAE, promoveu ações de inventário de bens móveis em todo o Brasil, segundo uma metodologia padronizada. Em Pernambuco, o INBMI começou a ser realizado em 2003, também com patrocínio da Fundação VITAE - que deixou de atuar no Brasil em 2006.

“Esses inventários são extremamente relevantes para garantir o conhecimento efetivo dos bens móveis existentes nos monumentos tombados, e aumentar a eficácia da fiscalização e dos dispositivos de segurança”, ressalta Frederico Almeida, superintendente do Iphan em Pernambuco.

Ele explica que, em caso de roubo ou de deterioração das peças, há um registro escrito e visual de cada objeto, auxiliando as buscas e apreensões de peças desaparecidas e também o trabalho de restauração das peças eventualmente danificadas. “É preciso conhecer para proteger”, pontua o superintendente.

Serviço:
Cerimônia de entrega do INBMI-PE
Data:
14 de setembro de 2007
Horário: às 15h
Local: Igreja da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo - Av. Dantas Barreto, s/nº. Santo Antônio, Recife - PE

Mais Informações:
Superintendência do Iphan em Pernambuco
(81) 3228-3011

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin