Primavera dos Museus – Mais de 300 instituições participam do evento

publicado em 10 de setembro de 2007, às 16h42

 

Museus de todas as regiões do país garantiram presença na 1ª Primavera dos Museus. A programação conta com 874 eventos, que acontecem nos dias 22 e 23 de setembro em 305 instituições museológicas. O lançamento será na próxima terça-feira, 11 de setembro, às 15h, no auditório do Ministério da Cultura, em Brasília.

Organizada pelo Departamento de Museus e Centros Culturais do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Demu/Iphan), a primeira edição do Primavera dos Museus sintoniza os museus com o Meio ambiente, ao desenvolver uma agenda de atividades integrada sobre tema atual, de relevância mundial, como o aquecimento global.

A programação gira em torno da temática Meio Ambiente: Museu, Memória e Vida. As atividades consistem em apresentação de seminários, shows, exposições, visitas guiadas e palestras, plantio de árvores, exibição de filmes e documentário sobre museu e preservação do meio ambiente.

O evento demonstra que as instituições museológicas vêm apresentando uma nova compreensão em sua relação com o meio, desmistificando, junto à sociedade, o conceito de que museu só se preocupa com o passado.

Questões como: Até que ponto é tarefa do museu questionar o aquecimento global, o desmatamento e a poluição? Quais são os limites e interfaces do campo museal com o meio ambiente? Serão discutidas em museus de todo o Brasil durante a 1ª Primavera dos Museus.

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin