Edital de apoio a documentários sobre o patrimônio cultural brasileiro

publicado em 31 de outubro de 2007, às 12h57

 

O Ministério da Cultura e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) lançam, na próxima terça-feira (6/11), às 18h, o Edital de Apoio à Produção de Documentários Etnográficos sobre o Patrimônio Cultural Imaterial (Etnodoc). O evento ocorrerá no Arte Sesc Flamengo (Rua Marquês de Abrantes, 99), durante a 12ª Mostra Internacional do Filme Etnográfico. O edital foi viabilizado com o patrocínio da Petrobrás, via Lei de Incentivo à Cultura. O valor total a ser investido na produção de vídeos de 26 minutos é R$ 1,2 milhão.

A proposta do edital é promover a sensibilização, a documentação e a difusão desse patrimônio,  compreendido como "as práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas - junto com os instrumentos, objetos, artefatos e lugares que lhes são associados - que as comunidades, os grupos e, em alguns casos, os indivíduos reconhecem como parte integrante de seu patrimônio cultural", conforme definição da Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial, aprovada pela Unesco em 2003. É a primeira vez que se realiza um concurso de filmes com esse tema.

Os projetos serão recebidos durante o período de 6 de novembro a 6 de dezembro de 2007. Eles deverão ser enviados à Associação Cultural de Amigos do Museu de Folclore Edison Carneiro (Rua do Catete, nº 179 - Catete, Rio de Janeiro - RJ - CEP 22220-000 / Telefones: (21) 2285-0441 e (21) 2285-0891, ramais 229 e 233 / E-mail: acamufec@yahoo.com.br). A produção dos documentários selecionados deverá se iniciar a partir de janeiro de 2008, no prazo de sete meses. Os documentários produzidos serão exibidos nos canais da rede pública de televisão.

O edital estará disponível, a partir de 6 de novembro, nos sites www.cnfcp.com.br, www.iphan.gov.br e www.etnodoc.org.br. O resultado da seleção será divulgado até 30 dias após o encerramento das inscrições de projetos, nos mesmos endereços eletrônicos.

www.etnodoc.org.br

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin