Brasil ganha vaga no Comitê do Patrimônio Mundial

publicado em 26 de outubro de 2007, às 13h07

 

Membros do Iphan foram eleitos, no último dia 25, para o comitê da Unesco

O Brasil foi eleito, nesta quinta-feira (25/10), entre os nove novos países-membros do Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco. A votação ocorreu durante a 16ª Assembléia Geral, em Paris (França). Os representantes técnicos brasileiros no Comitê serão o presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Luiz Fernando de Almeida; a especialista em preservação de patrimônio cultural e assessora internacional do Instituto, Thays Pessotto; e o especialista em proteção de patrimônio natural do Iphan, Carlos Fernando Delphim.

Ao todo, são 21 membros do Comitê do Patrimônio Mundial, que se reúnem anualmente para deliberar sobre as inscrições de sítios na lista de Patrimônio da Humanidade. O mandato de cada país-membro é de seis anos. Os outros países eleitos nesta Assembléia foram Austrália, Reino do Bahrein (na Arábia Saudita), China, Egito, Barbados (no Caribe), Angola, Suécia e Jordânia.

Luiz Fernando de Almeida esclarece os interesses brasileiros em participar do comitê: “Temos exemplos singulares e únicos no mundo da nossa diversidade cultural, e devemos contribuir com a nossa visão latino-americana, para a atualização constante dos conceitos de patrimônio cultural e suas formas de gestão”.

Patrimônio Mundial brasileiro
Pioneiro em preservação do patrimônio na América Latina, o Brasil possui, hoje, 17 sítios registrados na Lista de Patrimônio Mundial da Humanidade, entre eles a cidade de Brasília e o Centro Histórico de Ouro Preto/ MG. Em abril de 2007, a Unesco aceitou a inscrição do dossiê da praça São Francisco, em São Cristóvão (SE), que se encontra em processo de avaliação. Neste ano, foram concluídos outros dois dossiês, para apresentar candidatura de novos locais brasileiros: a Rota do Ouro em Paraty e sua paisagem e a Paisagem Cultural da cidade do Rio de Janeiro.

Desde 1999, o Brasil participava do comitê da Unesco apenas como observador. Mas, com um representante no Comitê, poderá atuar de forma mais efetiva neste fórum, com direito a voto e a defesa da posição brasileira em questões patrimoniais. Além de avaliar os pedidos de inscrição na lista do patrimônio mundial, o comitê discute estratégias para a proteção dos sítios reconhecidos e para minimizar o impacto da mudança climática nas regiões protegidas.

A inscrição na lista do patrimônio mundial representa o reconhecimento do valor universal e excepcional dos sítios, com objetivo de promover a sua proteção. Já o gerenciamento e manutenção dos locais inscritos são processos contínuos, que necessitam do envolvimento de comunidades locais e autoridades nacionais. Atualmente, 184 países já ratificaram a Convenção do Patrimônio Mundial da Unesco, realizada em 1972. Há um total de 851 sítios protegidos, em 141 países.

Veja a lista dos bens no Brasil na Lista do Patrimônio Mundial

Mais Informações:
Assessoria de Comunicação
Programa Monumenta do Ministério da Cultura
Fones: (61) 3326-8907 e 3326-8014 

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin