Iphan restaura Museu de Arqueologia e Etnologia do Paraná
publicado em 26 de outubro de 2007, às 13h10
Nesta segunda-feira (29/10) o presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Luiz Fernando de Almeida, entrega as obras de restauração do Museu de Arqueologia e Etnologia, em Paranaguá/ PR. O museu estava fechado desde 2005, com risco de desabamento, e agora abre novamente as portas, com uma exposição de fotos sobre a restauração, realizada pela Universidade Federal do Paraná – UFPR, parceira no projeto. O Iphan investiu cerca de 390 mil na troca de todo o piso do prédio e a adaptação a deficientes físicos.
Todo o acervo do museu é composto de cerca de duas mil peças arqueológicas, da pré-história e indígenas, recolhidas no Brasil e em outros países da América-latina. Destacam-se os zoolitos, fósseis tanto de pedra como de osso, em formatos de animais. As peças foram retiradas de lá para a execução das obras e deverão retornar ao prédio ao final da restauração, que ainda abrangerá a revitalização do jardim e o acabamento interno.
O edifício do século 17 era, originalmente, um colégio de padres jesuítas, denominado “Nossa Senhora do Terço”. Foi tombado pelo Iphan em 1938. O prédio possui paredes com mais de um metro de espessura e janelas que se abrem para a paisagem, que pode ser contemplada a partir de conversadeiras de pedra.
Serviço:
Entrega do Museu de Arqueologia e Etnologia
Data: 29 de outubro de 2007
Horário: às 16h
Local: Rua XV de Novembro, Paranaguá - PR
Mais informações:
Assessoria de Comunicação
Tels: (61) 33268907 / 33268014
helenabrandi@iphan.gov.br