Museu Casa Benjamin Constant (MCBC) comemora 25 anos

publicado em 16 de outubro de 2007, às 14h00

 

O Museu Casa de Benjamin Constant (MCBC), no Rio de Janeiro, completa 25 anos de existência, nesta quinta-feira, dia 18 de outubro. A abertura das comemorações será às 18h, com a presença do diretor do Departamento de Museus e Centros Culturais do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Demu/Iphan), José do Nascimento Júnior. A programação prevê atrações especiais, como saraus e visitas teatralizadas, que transportarão os visitantes a tempos que não voltam mais.

Durante a solenidade, haverá a inauguração da exposição Bandeiras do Brasil: Berço da República, resultado de parceria com a Galeria do Lago do Museu da República e a Associação de Artistas Visuais de Santa Teresa, e o lançamento do catálogo institucional - a primeira publicação com dados sobre o museu, sobre Benjamin Constant, a casa e a coleção, e do Guia de Arquivos, com o inventário de todo o arquivo documental sobre temas referentes à história
nacional.

Culminando os festejos, a diretora da instituição, a museóloga Elaine Carrilho, vai anunciar a elaboração do Projeto de Revitalização do Museu, que prevê, dentre outras providências, a construção de um anexo para abrigar a reserva técnica, sala de conservação, centro de documentação e pesquisa, além de salão para exposições de curta duração e auditório com 90 lugares para realização de palestras e atividades em geral.

Acolhendo o importante acervo da vida pública e privada do chamado fundador da República, como Benjamin Constant era conhecido, o MCBC apresenta uma pequena amostra do modo de vida do final do Século XIX e início do Século XX em uma típica casa de chácara. Desde sua criação, a instituição enriqueceu seu acervo, tendo hoje sob sua guarda cerca de 24 mil documentos, três mil fotografias e cinco mil livros, que atestam a riqueza dos temas de interesse nacional, de 1860 a 1990.

O Museu Casa de Benjamin Constant situa-se no bairro de Santa Teresa, à Rua Monte Alegre, nº 255. Informações: (21) 2509-1248.

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin