Iphan restaura Igreja de Nossa Senhora do Carmo (TO)

publicado em 08 de novembro de 2007, às 15h36

 

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) entrega, no próximo sábado (10/11), a obra de restauração da Igreja de Nossa Senhora do Carmo. A cerimônia será às 19h, na praça central da cidade de Monte do Carmo (TO). A recuperação da igreja, no valor de R$ 258 mil, foi executada por um convênio com o Fundo Nacional de Cultura (FNC).

Haverá a celebração de uma missa em ação de graças, com cantores regionais. Em seguida, segundo a tradição local, serão oferecidos café e bolo. Antes da missa haverá um cortejo com as “taieiras” que eram consideradas acompanhantes das senhoras de escravos, tradição mantida até hoje, apresentação dos congos, tambores e da folia do Divino Espírito Santo.

A Igreja de Nossa Senhora do Carmo é a matriz do pequeno município tocantinense, de pouco mais de 4 mil habitantes. Foi construído em 1801, pela irmandade Nossa Senhora do Carmo. Por sua simplicidade, revela feições primitivistas dificilmente encontrados com tanta propriedade na arquitetura colonial goiana. A igreja estava ameaçada pelo apodrecimento dos seus adornos de madeira, pela infiltração na estrutura e trincos na fachada, mas agora essa parte da história do Tocantins foi restaurada.

Mais informações:
Assessoria de Comunicação
Programa Monumenta
Fones: (61) 3326-8907 e 3326-8014

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin