ExpoMonumenta participa da 7ª Bienal Internacional de Arquitetura

publicado em 08 de novembro de 2007, às 15h41

 

O Programa Monumenta, do Ministério da Cultura, vai participar da 7ª Bienal Internacional de Arquitetura (BIA), em São Paulo, entre os dias 10 de novembro a 16 de dezembro. O Programa vai levar a 7ª BIA sua exposição itinerante, a ExpoMonumenta, composta de 48 painéis que apresentam os resultados obtidos pelo programa. A mostra já viajou por 10 cidades brasileiras.

Desenvolvido com financimento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em parceria com a Unesco. O Programa destina US$ 125 milhões ao conjunto de projetos e ações nas suas áreas de intervenção.

Ao todo, são 26 cidades beneficiadas, com mais de 300 obras em monumentos e espaços públicos; 15 municípios apoiados na elaboração de seus Planos Diretores e de Preservação, em parceria com o Ministério das Cidades; e 1214 imóveis privados selecionados para financiamento de sua restauração.

O Programa apóia, atualmente a realização de mais de 100 projetos de educação patrimonial e de promoção de atividades econômicas em sítios históricos. Possibilitou a formação de 34 mestres artífices em restauração, treinados no Centro Europeu de Veneza, na Itália, que já atuaram em mais de 20 cursos, multiplicando os conhecimentos e as práticas. Foi ainda graças ao Monumenta que foram selecionados três núcleos de educação profissional - no Rio de Janeiro, em Ouro Preto e Olinda - e se completaram nove Inventários Nacionais de Bens Imóveis, totalizando cerca de cinco mil edificações inventariadas. O Programa também disponibilizou recursos para 22 iniciativas de formação e capacitação profissional em 21 cidades, beneficiando 1700 pessoas, além de promover a criação de 26 Fundos Municipais de Preservação.

7ª BIA
Considerado o principal evento de arquitetura da América Latina, a 7ª Bienal Internacional de Arquitetura é um encontro de arquitetos nacionais e internacionais para mostrar suas trajetórias profissionais e contribuições no campo da arquitetura e do urbanismo. A 7ª BIA realiza o Concurso Internacional de Escolas de Arquitetura: idéias que possam contribuir para a qualidade espacial de suas próprias cidades, debate sobre obras, com o tema “O Público e Privado", e os arquitetos mostram traços da arquitetura brasileira.

Serviço:
7ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo
Abertura para convidados: 10 de novembro de 2007
Visitação:
De 11 de novembro a 16 de dezembro de 2007
Horário: De terça a quinta, das 12h às 22h
               sextas, sábados, domingos e feriados, das 10h às 22h
Local: Fundação Bienal de São Paulo - Avenida Pedro Álvares Cabral s/n° - Parque Ibirapuera, portão 03
Entrada: R$ 12,00 (Crianças até 6 anos não pagam. Estudantes, crianças de 7 a 12 anos, maiores de 65 anos e associados pagam meia-entrada)

Mais informações:
Assessoria de Comunicação
Programa Monumenta
Tels: (61) 33268907 / 33268014

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin