Iphan promove Conferência Internacional sobre Paisagens Urbanas

publicado em 08 de novembro de 2007, às 15h45

 

Encontro da Unesco reunirá especialistas de vinte países em Olinda (PE)

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e o Centro de Patrimônio Mundial da Unesco promovem, nos próximos dias 12 a 14 de novembro, a Conferência sobre Paisagens Históricas Urbanas nas Américas, em Olinda (PE). A solenidade de inauguração do evento, aberta ao público, será no domingo (11/11), no Convento de São Francisco, às 19h. Especialistas procedentes de vinte países, do mundo todo, debaterão critérios de intervenções contemporâneas em centros históricos e o conceito paisagem cultural como modelo de preservação.

A partir desse encontro, será produzido um documento orientador de ações referentes aos temas discutidos, para ser apresentado ao Comitê do Patrimônio Mundial, em sua próxima reunião agendada para junho de 2008 em Quebec, Canadá. Em outubro deste ano, o Brasil foi eleito um dos 21 países-membros desse conselho da Unesco, que se reúne anualmente para deliberar sobre as inscrições de sítios na lista de Patrimônio da Humanidade. A expectativa é que a candidatura dos locais brasileiros ganhe mais força com essa representatividade.

Patrimônio mundial do Brasil
O Brasil possui, atualmente, três sítios candidatos a Patrimônio da Humanidade. Em abril de 2007, a Unesco aceitou a inscrição do dossiê da praça São Francisco, em São Cristóvão (SE), que está em processo de avaliação. Neste ano, foram concluídos outros dois dossiês: o da Rota do Ouro em Paraty e sua paisagem e da Paisagem Cultural da cidade do Rio de Janeiro. A inscrição na lista do patrimônio mundial representa o reconhecimento do valor universal e excepcional dos sítios, com objetivo de promover a sua proteção.

Paisagem cultural
Esse conceito é utilizado pela Unesco desde a Convenção de 1972 e tem como objetivo o reconhecimento de porções singulares dos territórios, onde a inter-relação entre a cultura e o ambiente natural confere à paisagem uma identidade singular. Alguns sítios brasileiros passarão a ser protegidos com essa noção. Um exemplo é a paisagem cultural de imigração de Santa Catarina, que deverá ser tombada em dezembro deste ano. A proposta do Iphan é que 59 imóveis e dois núcleos históricos de áreas rurais do estado sejam preservadas como exemplares singulares, representativos da imigração alemã, italiana e polonesa na região.

Serviço:
Conferência sobre Paisagens Urbanas nas Américas
Abertura
Data:
11 de novembro de 2007
Horário: às 19h
Local: Convento de São Francisco - Rua São Francisco número 280 - Carmo
Olinda - PE

Seminário
Data:
de 12 a 14 de novembro de 2007
Horário: das 9h às 19h
Local: Hotel 7 Colinas - Ladeira do São Francisco, 307 – Carmo, Olinda – PE

Mais informações:
Assessoria de Comunicação
Programa Monumenta
Tels: (61) 33268907 / 33268014

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin