Brasil é eleito para o Conselho do ICCROM

publicado em 06 de novembro de 2007, às 15h50

 

Cresce a representação brasileira em instituições internacionais de preservação

O Brasil se tornou hoje (9/11) um 25 países-membros do Conselho do ICCROM (Centro Internacional de Estudos para a Conservação e Restauração de Bens Culturais). Esse é mais um ganho de uma série de esforços para a inserção das questões patrimoniais brasileiras na pauta de instituições internacionais de preservação. Recentemente, em 25 de outubro, o Brasil também foi eleito um dos 21 representantes do Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco, que é assessorado pelo ICCROM. Esse Comitê delibera sobre inscrição de regiões na lista do Patrimônio da Humanidade – título que causa grande impacto na identidade cultural dos locais reconhecidos e mobiliza os seus representantes na proteção desses sítios, como ocorrem em Ouro Preto ou em Brasília.

Essa representatividade internacional pode colocar o Brasil mais presente no circuito de cursos e encontros internacionais. Um bom exemplo da ativa participação brasileira em debates com os países é a Conferência sobre Paisagens Históricas Urbanas nas Américas, realizada em parceria com a Unesco, que vai reunir especialistas de vinte países em Olinda, no próximo domingo.

Ganha-se, assim, espaço para parcerias em grandes projetos nacionais, a exemplo do Programa Monumenta, que atua na preservação de 26 centros históricos com um empréstimo do BID, ou das Oficinas-Escolas de capacitação de mão-de-obra para ações de preservação, que estão funcionando em São Luís, João Pessoa e Salvador, graças a um esforço conjunto de Monumenta, Iphan e Aeci (Agência Espanhola da Cooperação Internacional).

O que é o ICCROM
É uma organização intergovernamental (OIG) criada em 1956, na Conferência-Geral da Unesco em Nova Deli. Com sede em Roma, é integrado, atualmente, por 110 estados-membros. Sua missão é criar e promover condições efetivas da conservação do patrimônio cultural em todo o mundo. Sendo a única OIG a tratar de todos os tipos de patrimônio cultural - bens móveis e imóveis -, o ICCROM segue uma abordagem prática e técnica em a sua ação.

Mais informações:
Assessoria de Comunicação
Programa Monumenta
Tels: (61) 33268907 / 33268014

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin