Iphan inaugura Casarão da Educação e Cultura em Corumbá de Goiás

publicado em 05 de novembro de 2007, às 15h52

 

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) entrega, na próxima quarta-feira (7/11), a obra de restauração do Casarão da Educação e Cultura de Corumbá de Goiás. A recuperação do prédio, no valor de R$ 275 mil, foi realizada em 2007, a pedido da Prefeitura Municipal e da Associação de Defesa do Patrimônio Histórico e Cultural de Corumbá de Goiás. A cerimônia de entrega será às 19h, na Praça da Matriz, com apresentação da banda Corporação 13 de Maio e do coral da cidade.

O imóvel foi construído na década de 1830, no Largo de Santa Cruz, atual Praça da Matriz. O edifício já abrigou o Fórum de Justiça, a Câmara de Vereadores, a primeira central telefônica local, a Biblioteca Pública e, por último, a “Corporação Musical 13 de Maio”. Agora serão instaladas a Biblioteca Pública Municipal, a Escola de Inserção Digital, a Secretaria Municipal de Educação, o Instituto Histórico e Geográfico de Corumbá de Goiás e uma sala destinada à Associação de Defesa do Patrimônio Histórico e Cultural de Corumbá de Goiás.

Haverá também, no local, um memorial reverenciando os imortais corumbaenses. Um deles é o poeta Bernardo Élis, membro da Academia Brasileira de Letras e vencedor do Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro, em 1966, pelo livro de contos Veranico de Janeiro. Também será lembrado José J. Veiga, considerado um dos maiores escritores brasileiros do realismo fantástico.

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin