Patrimônio Cultural brasileiro vai à África

publicado em 13 de dezembro de 2007, às 13h27

 

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) organizou uma exposição itinerante sobre o patrimônio cultural brasileiro, que será montada nas Embaixadas do Brasil de países africanos. Ela ficará até o final de dezembro em Lagos, na Nigéria, e de lá irá para o Benin. Essa mostra representativa de parte do universo cultural brasileiro, protegido e preservado pelo Iphan, tem o objetivo de exibir a diversidade cultural do país, fruto da contribuição de vários povos e etnias.

Esta é a primeira ação de um diálogo que a instituição pretende conduzir para a aproximação com a África. Um dos temas tratados pela exposição são influências transversais entre os países africanos e o Brasil, cuja história comum está documentada por seus patrimônios culturais, materiais e intagíveis tanto aqui quanto lá. No Brasil, grande parte dos bens imateriais têm origem africana, como o ofício das baianas do acarajé ou o tambor de crioula do Maranhão. Em Lagos, na Nigéria, há o Brazilian Quarter, bairro brasileiro construído pelos africanos que retornaram ao seu continente apropriados da cultura luso-brasileira que absorveram durante seu período de permanência no Brasil.

Essa primeira exposição apresenta a experiência brasileira com a conservação do patrimônio edificado, como forma de colocar este conhecimento à disposição da comunidade local, para um trabalho de cooperação que tenha por foco a preservação do patrimônio cultural compartilhado entre os países. Na oportunidade, técnicos do Iphan irão também ao Benin, para uma avaliação inicial do apoio que podemos oferecer à valorização e salvaguarda das tradições da comunidade dos Agudás.

Conheça a exposição nos anexos abaixo:
Painel Brasil multi-etnico 1
Painel Brasil multi-etnico 2
Painel Iphan 1
Painel Iphan 2
Painel Patrimônio Diversificado 1
Painel Patrimônio Diversificado 2
Painel Patrimônio Diversificado 3
Painel Patrimônio Diversificado 4
Painel Patrimônio Edificado 1
Painel Patrimônio Edificado 2
Painel Patrimônio Edificado 3
Painel Patrimônio Edificado 4
Painel Preservacao e Restauro 1
Painel Preservacao e Restauro 2

Mais informações:
Assessoria de Comunicação Iphan/ Monumenta
Fones: (61) 33268014/ 99720050 / 93330726
helenabrandi@iphan.gov.br

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin