Palácio Gustavo Capanema recebe a ExpoMonumenta

publicado em 20 de dezembro de 2007, às 14h08

 

A cidade do Rio de Janeiro recebe, na próxima quinta-feira (20/12), a exposição itinerante do Programa Monumenta - ExpoMonumenta. A abertura será às 19h, no Palácio Gustavo Capanema, Centro, onde ficará exposta ao público até 8 de fevereiro. Seus 48 painéis apresentam os resultados do programa do Ministério da Cultura/Iphan, desenvolvido com financiamento do Banco Interamericano para o Desenvolvimento (BID) e em parceria com a UNESCO. A mostra estava na Bienal Internacional de Arquitetura em São Paulo e já viajou por onze cidades brasileiras.

A ExpoMonumenta destaca a lista de prioridades do Programa para a conservação de sítios e conjuntos históricos urbanos. Ao todo, são U$ 125 milhões destinados a realizar intervenções em 26 cidades, que já tiveram mais de 300 monumentos restaurados; 15 municípios apoiados na elaboração de seus Planos Diretores e de Conservação, em parceira com os ministérios das Cidades e do Turismo, e 1216 imóveis privados beneficiados com empréstimo para recuperação.

O Programa apóia, atualmente, mais de 100 projetos de educação patrimonial e promoção de atividades econômicas em sítios históricos. Possibilitou a formação de 34 mestres artífices em restauração, treinados no Centro Europeu de Veneza, na Itália, além de realizar seminários de treinamento para as equipes locais de gestão (prefeituras). Foi ainda graças ao Monumenta que se implantou o Sistema de Informação para o Patrimônio (SIP) e que foram selecionados três núcleos de educação profissional – no Rio de Janeiro, em Ouro Preto e Olinda – e se completaram nove Inventários Nacionais de Bens Imóveis, totalizando cerca de cinco mil edificações inventariadas. O Programa também disponibilizou recursos para 22 iniciativas de formação e capacitação profissional em 21 cidades, beneficiando 1700 pessoas, além de promover a criação de 21 Fundos Municipais de Preservação.

A exposição itinerante do Monumenta já passou por cidades como São Francisco do Sul (SC), Belo Horizonte (MG), Ouro Preto (MG), Diamantina (MG), Porto Alegre (RS), Pelotas (RS) e, mais recentemente, São Paulo.

Mais Informações:
Assessoria de Comunicação
Programa Monumenta do Ministério da Cultura
Fones: (61) 3326-8907 e 3326-8014 

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin